O início de construção de casas nos Estados Unidos caiu 16,8% em janeiro, por causa da queda da atividade em todo o país, informou hoje o Departamento de Comércio americano. Mesmo assim, o número de construção de novas casas foi menor do que os analistas esperavam, já que ficou em 466 mil unidades, enquanto as previsões indicavam uma queda de 530 mil unidades.

Continua depois da publicidade

O número é o mais baixo desde que o Departamento de Comércio começou a fazer os registros, em 1959.

As solicitações de permissões de construção, considerado um termômetro da atividade futura, também caíram 4,8%, para 521 mil unidades, levemente abaixo das expectativas dos economistas.

Com estes dados como cenário de fundo, o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciará hoje em Phoenix (Arizona) seu plano contra as execuções hipotecárias, que contará com pelo menos US$ 50 bilhões. Arizona é um dos estados mais atingidos pela crise imobiliária e a queda no valor dos imóveis.

A Casa Branca indicou que o plano de Obama, sobre o qual há poucos dados, busca “combater a crescente maré de execuções hipotecárias, assim como ajudar as pessoas que correm o risco de perder sua casa, porque perdeu valor, como resultado da situação econômica”.

Continua depois da publicidade