O dia começou complicado para quem optou em transitar pela Beira-Mar de São José, nesta segunda-feira. Por conta da construção de uma nova adutora da Casan na região, o trânsito em ruas laterais foi desviado, e causou intensas filas na Beira-Mar.

Continua depois da publicidade

A Rua Dom Pedro II, que fica no final da Avenida Beira-Mar de São José, mas já localizada no município de Florianópolis, foi totalmente fechada nesta segunda para as obras de implantação da adutora de água tratada de 1,2 mil milímetros do Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis. Segundo sugestões da própria Casan, o acesso à Avenida Ivo Silveira deverá ser feito pela rua paralela, a Dom Pedro I, que passa a ter sentido único durante as obras. A previsão é concluir este trecho em 60 dias.

De acordo com a reportagem da CBN Diário, o desvio pela Dom Pedro I não está dando conta do fluxo, por isso o congestionamento ficou intenso na avenida principal. A sugestão é evitar a Beira-Mar em horários de pico e optar, se possível, usar ruas transversais, a BR-101 ou a Via Expressa.

A implantação da adutora de 1,2 mil mm foi paralisada em 2015 devido a alterações de projeto e traçado. Com previsão de ser colocada em operação ainda neste verão, até dezembro serão assentados os últimos 1,1 mil metros. Seu traçado se estende da ETA Cubatão até a entrada de Florianópolis, numa extensão de 15,6 quilômetros.A adutora vai aumentar a oferta de água tratada para os bairros Serraria, Barreiros e Areias, de São José, ampliar o abastecimento da área continental de Florianópolis e regularizar a distribuição para a Bacia do Itacorubi, que abrange os bairros Itacorubi, Santa Mônica, Parque São Jorge, Jardim Anchieta e Pantanal.

— Também vai regularizar a pressão da água que vem do Flocodecantador, beneficiando São José, Florianópolis, Biguaçu e, inclusive, Palhoça, que compra água da Casan — explica o gerente de Construção, Fábio Krieger.

Continua depois da publicidade

Trânsito desviado na Praia Comprida

Outra frente de trabalho da adutora fechou o trânsito na Rua Luiz Fagundes na Praia Comprida, em São José, na semana passada. A empreiteira responsável pela obra contratada pela Casan distribuiu flyers para informar moradores, motoristas e usuários das linhas de ônibus que passam pelo local como fica o tráfego de veículos no local, de acordo com o avanço da obra.

As obras ao longo da Luiz Fagundes devem se estender por cerca de 120 dias.