Quem se lambra do Saco dos Limões antes do aterro da Via Expressa Sul, antes do túnel ou antes da Avenida Prefeito Waldemar Vieira? Não faz tanto tempo que a paisagem mudou no caminho que nos leva ao sul da Ilha de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
>> Vizinha da Avenida, a margem da Via Expressa Sul recebe adultos e crianças brincando de pipa
A comunidade foi colonizada no final do século XVIII. O Saco dos Limões, desde a época da colonização, foi local de interesse pelo acesso ao mar e pelas terras onde se plantavam laranjas, limões, mandiocas e café sombreado.
O bairro, que é banhado pela praia de mesmo nome, serviu por muito tempo como acesso ao mar para a pesca do camarão e berbigão. Ao longo da praia se via os ranchos de pescadores, onde guardavam seus barcos e apetrechos para a pesca.
Continua depois da publicidade
>> Conheça a página especial do Cortina do Tempo e veja o antes e depois de diferentes pontos turísticos de Florianópolis e São José
>> Leia todas as matérias do projeto Cortina do Tempo
No final da década de 1960 as coisas começaram a mudar. Com o aterro para a construção da Avenida Prefeito Waldemar Vieira, a praia já perdeu boa parte do seu espaço. Mas a construção da Via Expressa Sul, em 1996, foi definitiva para uma significativa mudança no perfil do bairro. Os ranchos deram espaço para o aterro que aumentou a área plana e distanciou as construções do mar.
A foto do Cortina do Tempo deste final de semana, tem uma história particular. Foi enviada por Jô Coimbra ao Velho Lobo do Mar que, gentilmente compartilhou conosco este belo registro.
Continua depois da publicidade
Foi o pai de Jô Coimbra, Arnoldo Manoel de Pinho, que tirou a foto enquanto trabalhava como tratorista nas obras da construção da Avenida Prefeito Waldemar Vieira, em 1969. Esta foi, por pelo menos 20 anos, a via de acesso que ligava o sul da ilha ao centro da cidade.
Curiosidades
:: A denominação de Saco dos Limões vem do desenho geográfico da região, que lembra um saco, ou seja, uma enseada longa e bem fechada. Era também uma região que produzia muitos limões. Foi Agostinho José Mendes dos Reis, filho de José Mendes, quem deu o nome Saco dos Limões àquela comunidade, ainda no início do século XIX.
:: Segundo Nereu Corrêa, o limão era fruta muito procurada pelas embarcações, com a finalidade de preparar refresco e xarope para a prevenção do escorbuto. Assim, acostumaram-se a comprar limões e outros vegetais frescos no Saco dos Limões.
Continua depois da publicidade
:: No Saco dos Limões está sediada uma das principais escolas de samba da cidade, a Consulado.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Saco_dos_Lim%C3%B5es
Participe do Cortina do Tempo
:: Envie uma foto antiga de cidades da Grande Florianópolis para o e-mail leitor@horasc.com.br
:: Você precisa colocar o assunto “Cortina do Tempo” no título do e-mail
:: Conte um pouco da sua história com esse lugar se você tiver alguma lembrança
:: É muito importante você mandar seu nome completo e telefone para contato
:: Também é preciso informar a cidade onde a foto foi tirada, nome do bairro, ponto de referência e o ano em que a foto foi feita.