Algumas questões familiares podem gerar conflitos, ruídos ou mágoas. Em outras situações, podemos ficar decepcionados com alguns parentes, inclusive aqueles que já partiram. Nesses cenários, muitas pessoas defendem que a constelação familiar pode ajudar muitos indivíduos a lidarem com essas questões da melhor forma possível.
Continua depois da publicidade
A prática, que ainda não é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e nem pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), ganhpu muitos adeptos no Brasil. Saiba o que é a constelação familiar e como ela funciona.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O que é a constelação familiar?
Trata-se de uma prática terapêutica que tem como objetivo solucionar conflitos familiares. As ações costumam ser rápidas e é bastante comum a dramatização de situações. A metodologia é empírica e subjetiva e foi desenvolvida pelo teólogo e pesquisador alemão Bert Hellinger, que nasceu em 1925 e morreu em 2019.
Continua depois da publicidade
Podem ser utilizadas pedras, setas, adesivos ou outros recursos com o intuito de representar os diferentes papéis.
Quais são os tipos de constelação familiar?
Basicamente, existem dois tipos de constelação e cada uma apresenta características específicas. Por esse motivo, vamos explicar para você como funciona cada metodologia.
Por que a Netflix é diferente de um país para outro
Tipos de constelação familiar
- Individual
- Em grupo
Individual
Como o próprio nome já diz, essa constelação é feita somente entre o terapeuta e o paciente. Essa prática pode fazer a utilização de bonecos ou outros objetos para ajudar a elucidar as questões familiares.
Continua depois da publicidade
O paciente faz a seleção dos elementos que vão representar os integrantes da família e faz o posicionamento a partir do direcionamento do campo.
Em grupo
Assim como na prática individual, na constelação familiar em grupo visa-se identificar emaranhamento do sistema familiar das pessoas.
Os participantes desse tipo de constelação podem atuar como representantes ou mesmo assistir à constelação. Muitas vezes, as constelações coletivas costumam ser feitas em workshops agendados previamente com constelador.
Continua depois da publicidade
A técnica é reconhecida pela ciência?
A metodologia não é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e nem pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por falta de comprovação científica, ou seja, não há dados que embasam a eficácia da técnica.
A constelação familiar é uma prática que se baseia apenas na vivência, na experiência e nas questões empíricas. No entanto, essa técnica pode funcionar muito bem como prática complementar à terapia psicológica.
Quais os benefícios da constelação familiar?
São muitos os aspectos positivos proporcionados. Primeiramente, torna-se possível identificar e solucionar padrões familiares disfuncionais.
Continua depois da publicidade
Além disso, a prática vai ajudar você a melhorar os relacionamentos familiares e interpessoais. Desse modo, as pessoas vão ter uma melhor autoestima e bem-estar.
Por fim, mas não menos relevante, a constelação familiar pode ajudar as pessoas a aliviarem conflitos, traumas e questões emocionais.
Quais são as principais questões levadas para a constelação?
Muitas das questões levadas para a constelação se relacionam com o relacionamento com pai, mãe ou filhos. Muitos dos conflitos estão relacionados com a dificuldade de aceitar comportamentos específicos, discussões etc.
Continua depois da publicidade
Algumas questões pessoais também são abordadas. Entre elas estão dificuldades para se adaptar ao ambiente profissional, problemas financeiros, dificuldade para lidar com o dinheiro, destino familiar específico, problemas nos relacionamentos dos amorosos etc.
Será que todo mundo pode fazer constelação familiar?
A constelação familiar não é indicada para pessoas que estão frágeis emocionalmente ou depressivas. Isso porque, a técnica toca em sentimentos profundos e difíceis de lidar para muitas pessoas.
A prática também não é indicada quem está em crise psiquiátrica, vítimas de traumas ou estejam sobre efeitos de álcool e drogas. As crianças podem participar caso tenham autorização do dos pais.
Continua depois da publicidade