A multa que o Seterb aplicará ao Consórcio Siga por conta da paralisação parcial dos serviços nesta segunda-feira é a terceira em quatro meses.

Continua depois da publicidade

No final de novembro do ano passado, a autarquia multou a concessionária responsável pelo transporte coletivo em Blumenau em R$ 20 milhões. O valor é referente à desatualização da frota e outros descumprimentos do contrato de concessão.

No final do ano passado, a idade média da frota era de 7,61 anos, enquanto o previsto no contrato é de, no máximo, seis anos. A idade máxima da frota, que deve ser inferior a 10 anos para os veículos convencionais e de 12 anos para os veículos articulados, não vem sendo cumprida pela concessionária. De acordo com o Seterb, o débito não foi pago pelo Siga, por isso a autarquia cobrará o valor na Justiça.

Em janeiro deste ano o Siga amargou nova multa. Desta vez por não ter cumprido as tabelas de horários de fim de ano conforme o que havia determinado o Seterb. O valor de R$ 753.839,77 foi aplicado pela não realização de 3.767 viagens e pela realização de 3.248 fora do horário determinado.

Continua depois da publicidade