Dois meses após a visita da presidente Dilma Rousseff em Santa Catarina para dar a ordem de serviço da ponte estaiada de Laguna – um dos últimos três gargalos da duplicação da BR-101 Sul em SC -, o consórcio liderado pela Camargo Corrêa está montando o canteiro de obras e fazendo a dragagem do canal. O momento é de preparativos. A construção da travessia, propriamente dita, está prevista para começar entre outubro e novembro.

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Considerado o maior investimento individual da duplicação no Estado, a ponte de 2,8 quilômetros de comprimento e R$ 597 milhões, contará com um grande canteiro de obras na comunidade de Cabeçudas. São 100 mil metros quadrados, sendo 10% deles de preservação ambiental.

Conforme o gerente geral da obra e representante do consórcio, Jorge Palombo, está sendo executada a terraplenagem do terreno, que também receberá o escritório das construtoras e o alojamento dos funcionários. Serão necessários mais de 1,3 mil trabalhadores para erguer a ponte.

A dragagem da lagoa está sendo realizada para possibilitar a passagem de balsas entre o canteiro e o local de construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, entre os bairros de Cabeçudas e Bananal. São estimadas a retirada de 500 mil metros cúbicos de areia do canal.

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O material necessário para a obra será levado pelas embarcações. A superestrutura da ponte, que seria todo o piso que recebe por cima a capa asfáltica, serão fabricados no canteiro de obras. Cada encaixe desses pré-moldados, chamados de aduelas, pesa nada menos do que 90 toneladas.

– Assim que for finalizado acampamento, o consórcio começa a fazer as peças pré-moldadas – espera o superintendente sul do Dnit em SC, Avani Aguiar de Sá.

As camisas metálicas que serão usadas nas fundações – que poderão chegar a uma profundidade de 80 metros – já começaram a chegar e estão posicionadas no lado de Cabeçudas, bem em frente a antiga estação ferroviária, onde será dada a largada da obra entre outubro e novembro.

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Para começar essa fase, o desvio para o tráfego que passa na rodovia nos 500 metros que seguem até a velha ponte deve estar concluído. O consórcio já começou os trabalhos para asfaltar a Rua Antônio da Silva Fernandes, onde será deslocada a passagem de carros.

O prazo contratual para execução das obras é de 36 meses, contanto a partir de 1º de junho, ou seja, pode ficar pronta até meados de 2015.

– Existe por parte da empresa a vontade de antecipar a conclusão pela necessidade dos usuários – diz Palombo.

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Na cerimônia de lançamento da obra, no dia 21 de maio, a presidente Dilma cobrou agilidade e até pressionou para que a travessia ficasse pronta em julho de 2014, três meses antes da próxima eleição presidenciável.

Obras e prazos de duplicação da BR-101 Sul

– Ponte em Laguna – obra iniciada. Extensão 2.815. Valor: R$ 597 milhões

– Duplicação e restauração dos acessos à ponte de Laguna – Edital foi anulado em junho. Nova concorrência deve ser lançada. Valor: R$ 71 milhões

-Túnel Morro do Formigão (Tubarão) – Novo edital de licitação de obras a ser lançado. Valor: R$ 57 milhões

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– Túneis Morro dos Cavalos (Palhoça) – Projetos e estudos ambientais em andamento.

– Terceira faixa no Morro dos Cavalos para trânsito temporário até conclusão de túnel – Concorrência deve ser lançada