Ele sorri pouco e permanece contido, mas já coleciona motivos para comemorar. Há 12 anos na direção criativa da Sollos, empresa do Oeste catarinense, o designer Jader Almeida experimenta a fase de consolidação de seu traço no país, enquanto expande internacionalmente. A novidade é a chegada da marca na Austrália, depois de atingir o mercado americano, europeu e asiático. Na segunda-feira (14), o catarinense de 34 anos abriu a Mostra Boas Novas, onde apresentou sua coleção 2016. Por lá, Jader mostrou 15 criações novas e outras tantas reinterpretações aprimoradas na exposição ambientada em um antigo prédio com 2,5 mil metros quadrados.
Continua depois da publicidade
– Cada peça é uma palavra e elas juntas formam um texto – comentou Jader sobre a literalidade das suas criações e a importância de apresentá-las juntas, em uma sugestão de casa real (para quem curte a estética minimalista, seria a casa dos sonhos).
Referências da arquitetura nacional, como João Armentano e David Bastos, passaram pelo espaço na estreia, além de importantes jornalistas da área, como Allex Colontonio, na foto com Jader, e Clarice Schneider. Até dia 24 a mostra segue apenas para profissionais do segmento, mas entre 28 de março e 1º de abril abre para o público em geral mediante reserva (rsvp@sollos.ind.br).
Logo depois, Jader embarca para Milão, onde expõe suas peças no Salão do Móvel, e depois segue para a ICFF, feira de Nova York onde faz estreia. Na Iconinteriores, showrom do designer em Floripa, a coleção 2016 deve chegar a partir de agosto.
Entre as quinze novas peças do reperório de Jader apresentadas em SP, o designer aponta a coleção Mia, composta por dias cadeiras, uma poltrona e cadeira office.
Continua depois da publicidade
Coleção Mia: inclui duas cadeiras, com ou sem braço, a poltrona living e a cadeira office. As cadeirasapresentam a sutileza e elegância que caracterizam o trabalho do designer. São uma espécie de evolução da Clad, peça premiada, que também apresentava torções e linhas orgânicas.
Confira as fotos da coleção:
Outros ambientes da mostra Boas Novas 2016, de Jader Almeida: