O conserto na rede de água que se rompeu no final desta madrugada, em Joinville, deve ser finalizado até às 14 horas. O rompimento da rede aconteceu por volta das 5 horas desta quinta-feira, resultando em um grande vazamento na região. A água alcançou cerca de meio metro de altura e algumas residências tiveram o abastecimento comprometido. Segundo a Companhia Águas de Joinville, o volume excessivo aconteceu porque, no final da rua, há um reservatório que abastece os bairros da região.

Continua depois da publicidade

– A minha mãe ouviu um estrondo muito forte, nós ficamos bem assustados porque achamos que fosse o reservatório lá de cima. Era muita água, eu nem consegui sair de casa – conta Marcia Medeiros, que mora quase em frente à rede que se rompeu.

Rompimento na rede provoca falta de água em 28 bairros de Joinville

Duas horas após o rompimento, os técnicos da companhia chegaram ao local para realizar o conserto. Entretanto, segundo Samuel Ocker, coordenador de redes e ramais da concessionária, os trabalhos começaram bem antes com uma manobra de registros. A etapa é essencial para conter o vazamento e, assim, retirar toda a água do buraco onde a tubulação quebrou e permitir a troca dos canos.

A moradora Márcia conta que em 12 anos que reside no local nunca viu tanta água, comparando o volume acumulado com época de cheias. O alagamento atingiu também outras ruas, como a principal, a Dona Francisca, algumas paralelas a rua Caixa d’água. Durante esta manhã, muitos moradores aproveitaram para limpar as calçadas e retirar a lama e a areia acumulada por conta do vazamento.

Continua depois da publicidade

Por causa da força da água, a tubulação de esgoto de uma residência também se partiu. Inicialmente, os especialistas da concessionária acreditavam que as proporções do vazamento fossem maiores e seria necessário desligar a Estação de Tratamento do Cubatão. De acordo Samuel Ocker, a situação foi controlada rapidamente na tentativa de diminuir o impacto causado aos moradores.

A Companhia ainda informou que, assim que o conserto for finalizado, ainda deve demorar algumas horas para normalizar totalmente. A previsão é que até a madrugada de sexta-feira o sistema esteja operando normalmente.

Confira os bairros de Joinville que são atingidos:

ZONA NORTE:

Jardim Paraíso, Vila Cubatão, América, Jardim Sofia, Bom Retiro, Saguaçu, Costa e Silva e Santo Antônio;

ZONA LESTE:

– Aventureiro, Jardim Iririú, Iririú, Boa Vista, Comasa e Espinheiros ;

ZONA SUL:

Adhemar Garcia, Fátima, Guanabara, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis e Ulysses Guimarães;

Continua depois da publicidade

REGIÃO CENTRAL:

– Atiradores, Centro, Glória, Anita Garibaldi, Bucarein.