A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá analisar a proposta de aumentar a porcentagem de entrada de alunos cotistas pelo vestibular. A proposta de oferecer vagas dos cursos de graduação via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi descartada para este ano, de acordo com a Pró-reitora de graduação, Roselane Campos.

Continua depois da publicidade

A possibilidade de aumentar as vagas reservadas para cotistas está em debate desde abril deste ano. O percentual atualmente está em 30% – direcionadas para estudantes de escolas públicas, negros e índios – e pode subir para 40%, de acordo com o debate que ocorrer nesta terça-feira, às 8h30min, pelo Conselho Universitário (Cun). A decisão deve valer para toda a instituição, incluindo os campus de Florianópolis, Araranguá, Curitibanos, Joinville, e também o recentemente implantado no Médio Vale.

Mesmo que a UFSC decida por manter o percentual no próximo vestibular, esse aumento deve ocorrer até 2016 para se adequar a lei federal assinada em 2012, onde as instituições federais são obrigadas a reservar 50% das vagas para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.

Continua depois da publicidade