O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) emitiu três manifestações contrárias a nomeação do Marcelo Recktenvald nesta sexta-feira (13), após uma autoconvocação de reunião extraordinária. O tema do encontro foi o posicionamento do grupo mediante à ocupação do prédio da reitoria por estudantes da universidade. Um novo debate sobre o assunto está marcado para quarta-feira (18).

Continua depois da publicidade

O Ministério Público Federal chegou a indicar o Consuni como mediador da situação, porém a proposta foi retirada na terça-feira (10) quando houve uma reunião com a Justiça Federal.

De acordo com o conselho, na reunião, Recktenvald obteve o apoio de apenas quatro dos 54 conselheiros e, por ampla maioria, foram aprovadas três posicionamentos oficiais contrários a ele.

Reunião do Conselho Universitário foi transmitida por vídeo-conferência entre todos os Campi da UFFS
Reunião do Conselho Universitário foi transmitida por vídeo-conferência entre todos os Campi da UFFS (Foto: Vicente Ribeiro / Arquivo Pessoal)

Os conselheiros demonstraram apoio ao movimento “Ocupa UFFS”, com uma "Moção de Solidariedade" às manifestações da Comunidade Universitária contrárias à nomeação de Marcelo Recktenvald para o cargo de reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul. Além disso, uma nota de repúdio foi emitida, onde afirmam não reconhecer Marcelo Recktenvald como legítimo dirigente da Instituição.

No texto ressaltam que a UFFS, em consulta prévia à comunidade universitária e posteriormente em eleição aberta no Conselho Universitário (Consuni), escolheu por ampla maioria Anderson André Genro Alves Ribeiro e Lísia Regina Ferreira como reitor e vice-reitora para conduzir a gestão nos próximos quatro anos.

Continua depois da publicidade

O Consuni também fez questão de manifestar agradecimento à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e ao Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pela manifestação contrária à nomeação de Marcelo Recktenvald para o cargo de reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Estudantes agradecem apoio

Os estudantes da ocupação do prédio da reitoria da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) agradeceram o posicionamento do Conselho Universitário. No documento eles dizem que "esta manifestação do conselho é a clara demonstração de que a comunidade universitária não aceita e não reconhece o aparelhamento ideológico das Universidades Federais promovido pelo Governo Federal".

No texto informam ainda que essas manifestações "dão força e reforçam a legitimidade do movimento 'Ocupa UFFS'". Os estudantes afirmam que estão em defesa da democracia, autonomia universitária e uma universidade pública, gratuita, popular, de qualidade e laica.