Nesta sexta-feira o Conselho Municipal de Política Cultural lançou uma resolução se manifestando contra a cedência, privatização ou venda do prédio do antigo restaurante Frohsinn, no bairro Vorstadt, pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

A possibilidade vem sendo ventilada pelo secretário de Turismo, Ricardo Stodieck desde o início do mês. O titular da pasta disse ao Pancho, da coluna Mercado Aberto, que se o Frohsinn for vendido, o dinheiro poderia ser usado para dar início à construção do Mercado Público Municipal.

O grupo argumenta que ” a área pertenceu a Dr. Blumenau e que o projeto de revitalização da área está no Projeto Blumenau 2050, valorizando o Morro do Aipim com a construção de um elevador panorâmico proporcionando turismo no local”. Segundo a resolução emitida pelo Conselho Municipal de Política Cultural, o poder público precisa consultar aos Conselho de Planejamento, Conselho Municipal de Política Cultural, Conselho de Turismo, Conselho de Patrimônio Histórico e a comunidade de Blumenau sobre a venda do imóvel.

Entre outras reivindicações, o grupo pede ainda que a prefeitura habilite o espaço para manifestações culturais e turísticas e que o imóvel seja ocupado imediatamente pela Fundação Cultural de Blumenau. O documento é assinado pela presidente do conselho Jacqueline Burger.

A casa onde foi erguida em 1968 e o restaurante de culinária alemã inaugurado em 1969. O terreno foi doado ao município pelo filho de Dr. Blumenau, Pedro Hermann Blumenau, em 1911. A prefeitura abriu edital e iniciou a exploração do espaço em 2003. O local foi fechado em 2012.

Continua depois da publicidade