Membros do Conselho do Leitor do caderno O Sol Diário se reuniram na última quarta-feira, na sede da RBS, em Itajaí, para o encontro mensal do Conselho do Leitor do caderno. Eles elogiaram a cobertura feita no último mês e sugeriram mais reportagens de saúde e educação. O colunista social Ton Antony foi o convidado da reunião. Abaixo as principais considerações levantadas no encontro.

Continua depois da publicidade

Reportagens

As reportagens sobre os ataques ocorridos em fevereiro foram elogiadas pelos conselheiros. Para Gabriella Farina Ramos, o problema é que este tipo de assunto acaba entrando na rotina.

– Muitos jornais acabam se tornando meros contadores de ataques e na verdade o que a comunidade quer saber é de onde eles vêm e porque ocorrem – sugeriu.

Outro assunto em destaque foi a reportagem sobre o atraso na obra do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Segundo Homero Malburg este é o tipo de reportagem que o Sol precisa investir.

Continua depois da publicidade

– É preciso mostrar para as pessoas o que está ocorrendo com a cidade – falou.

O conselheiro Lucio Tadra gosta dos murais publicados no site. Segundo ele, é uma forma do Sol Diário saber a opinião da população e ter parâmetros do quê está interessando ao leitor. Já a conselheira Gabriella gostou da reportagem sobre o fim dos estacionamentos na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú e sugere a sequência do assunto.

– Gostei do conteúdo, mas penso que o Sol precisa acompanhar os desdobramentos. Um mapa com a mudança nas 46 ruas laterais, além da avenida, seria interessante para o leitor – afirma.

O conselheiro Marcelo Ricardo León elogiou a reportagem sobre o mercado de luxo à beira-mar, a matéria sobre os perigos na travessia da Avenida Osvaldo Reis e o conteúdo divulgado sobre o PIB Turístico da região.

Internet

A conselheira Gabriella Farina Ramos parabenizou os repórteres pela redução na quantidade de erros ortográficos nas matérias publicadas no site:

Continua depois da publicidade

– Os erros diminuíram, e isso é muito bom para o produto.

Além disso, ela diz que a linguagem do site tem evoluído.

– Percebi que as matérias estão mais completas. Sinto que o assunto está melhor apurado – opinou.

Quanto às redes sociais, Gabriella elogiou a postura do Sol e disse que gostou do post sobre o aumento no número de curtidores na página no Facebook, que ultrapassa os 6 mil.

– Isso demonstra que o caderno tem evoluído – declara.

Sugestões

Entre as sugestões feitas no encontro está a produção de mais reportagens na área de saúde e educação. O conselheiro Marcelo Ricardo León citou como exemplo a reportagem sobre o consumo de café durante a gestação que pode interferir no desenvolvimento dos bebês e também a reportagem sobre o Hospital Santa Inês, em Balneário Camboriú, que será administrado por uma entidade social.

Já a conselheira Márcia Regina Coelho ressaltou a reportagem sobre os sinais que a pele nos dá quando o organismo está com algum problema, publicada na semana passada. Homemo Bruno Malburg sugere uma reportagem sobre a construção da segunda torre do Hospital Marieta.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, as pessoas querem saber o que está sendo feito e se serão melhor atendidas. Na área da educação, os conselheiros sugeriram pautas sobre a relação entre pais e filhos no período escolar e também sobre educação científica.

Colunista

Ton Antony conversou sobre o trabalho de colunista e respondeu perguntas. Os conselheiros começaram elogiando as notas dadas por ele sobre a vinda da atriz Sharon Stone a Balneário Camboriú e pediram como ele consegue essas informações.

– Muita coisa dei em primeira mão. Nenhum portal tinha publicado ainda que ela participaria de uma festa, por exemplo. Eu costumo manter amizades e contatos com assessores para conseguir os assuntos – esclareceu.

Ton também foi questionado sobre qual é o estilo de evento que ele mais gosta. Ele respondeu que quando se propôs a fazer a coluna se despiu de preconceitos e começou a ir em todos os eventos.

Continua depois da publicidade

– Comecei a ir a lugares que antes não frequentava e fui muito bem recebido – falou.

A conselheira Márcia perguntou se as pessoas o reconhecem nas festa e Ton respondeu que hoje sim, mas que levou um tempo.

– Hoje as pessoas já chegam me cumprimentando e pedindo para tirar fotos – disse.

Os critérios de seleção dos assuntos e de fotos foram questionados pelos conselheiros. Ton explicou que busca divulgar tudo o que recebe, mas que beleza e fama são dois critérios importantes para qualquer coluna social.

– As fotos precisam ser bonitas e os assuntos sobre pessoas famosas sempre rendem leitura – contou.

O grande número de eventos na região chamou a atenção dos conselheiros. Ton disse que já participou de três eventos em um único fim de semana. O próximo encontro ocorre no dia 24 de abril.

Continua depois da publicidade