Com a proibição do uso dos ônibus, como os idosos de Joinville poderão se deslocar quando estiverem atendendo aos critérios do novo decreto municipal, a partir de quinta-feira (25)? O Conselho Municipal do Idoso (Comdi) solicitou uma reunião com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social de Joinville para verificar possíveis soluções para que as pessoas com 60 anos ou mais possam utilizar algum tipo de transporte público coletivo.
Continua depois da publicidade
— Precisamos entender quem são os idosos de Joinville e quais são suas condições. O decreto permite que a pessoa saia de casa em algumas situações, mas não pode usar o ônibus, que, para muitos, é a única forma de condução. Também não sou a favor de colocar o idoso dentro de um ônibus cheio, mas, e se ele precisa ir a uma consulta? Nem todos podem pagar táxi ou transporte por aplicativo — salienta o vice-presidente do Conselho, Marcos Trapp, que representa a sociedade civil na diretoria.
Segundo ele, a última reunião do Comdi, em 16 de junho, debateu o assunto. Uma das opções encontradas é a de que os veículos do transporte eficiente, que faz viagens agendadas para pessoas com dificuldade de mobilidade, possam ser usados pelos idosos neste período. Foram enviados ofícios para solicitar a reunião com os dois secretários, de saúde e de assistência social.
Os ônibus voltaram a circular em Joinville em 8 de junho, depois de quase três meses de paralisação. Mas, entre as regras, está a probição da entrada das pessoas com mais de 60 anos nos ônibus. A partir desta quinta-feira, só será permitida a circulação de pessoas desta faixa etária nas ruas e espaços públicos da cidade se estiverem trabalhando, indo a consultas médicas ou a supermercados e farmácias.
Para o presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas, Sérgio Santana, a medida estará constrangendo os idosos, já que a pessoa com mais de 60 anos que estiver se deslocando pela cidade precisará mostrar a idade e explicar o motivo de não estar fazendo isolamento. Se não estiver com um documento com foto, ela poderá ser acompanhada até em casa pela Polícia Militar para buscar a identidade. A associação pretende mover uma ação civil pública contra a prefeitura.
Continua depois da publicidade
A Defensoria Pública de Santa Catarina entrou com pedido de informação sobre o isolamento compulsório dos idosos à Prefeitura de Joinville. A administração municipal, no entanto, já informou que não voltará atrás nesta decisão.