O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) passou a aceitar cadastro remoto para registro de profissionais da área a fim de agilizar a contração durante a pandemia do novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
Desde a semana passada, quando o Governo de SC decretou situação de emergência e adotou medidas para restringir a circulação de pessoas, o Coren/SC passou a receber inscrições de novos profissionais pela internet. A solicitação para novas inscrições pode ser feita pelo site do Coren/SC. Antes, o processo era feito presencialmente.
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, reforça que a informatização visa acelerar os trâmites para que enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que precisam do registro profissional possam começar a trabalhar nos hospitais e demais unidades de saúde com mais rapidez.
Ela explica que as certidões feitas durante esse período terão validade até 31 de maio. Elas precisam ser fornecidas, por exemplo, para novos profissionais e profissionais de outros estados. Dependendo do horário em que a solicitação for feita, a liberação para o início do trabalho pode sair ainda no mesmo dia, afirma Helga.
Continua depois da publicidade
A presidente do Coren/SC também informa que, entre quinta (19) e sexta-feira (20), nos primeiros dias com cadastro remoto, o conselho recebeu 54 pedidos de novas inscrições e 20 de reinscrições (profissionais que decidiram voltar à ativa depois de um período de afastamento).
Outra medida adotada foi permitir que os enfermeiros cujos registros estão vencidos possam atuar sem a necessidade de regularizar o cadastro.