“Urbanismo contra o corona” é uma iniciativa nacional, que tem como objetivo pensar e produzir soluções emergenciais para adaptação social e espacial dos espaços periféricos em meio à pandemia da Covid-19.

Continua depois da publicidade

A rede surgiu inicialmente no Rio de Janeiro com arquitetos comprometidos com a questão social e vinculados à Fiocruz. Aos poucos, a iniciativa se espalhou por todo país e, em Santa Catarina, o CAU/SC contribuiu para organizar a rede, divulgando amplamente a ação e criando um acesso direto aos dados em sua página.

Além do CAU/SC, outras entidades de arquitetura de Santa Catarina também apoiam esta ação, como o SASC (Sindicato de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina) e do IAB-SC (Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento Santa Catarina).

Através da ferramenta do mapa de urbanismo colaborativo, é possível visualizar e identificar onde estão as comunidades de baixa renda que precisam de auxílio neste momento sensível e, então, conectar voluntários dispostos a ajudar.

Além destas ações, a rede busca transformar a atuação do urbanismo e atribuir uma função social ao mapa colaborativo. Passada a crise da Covid-19, este mapa vai permitir uma visibilidade maior às demandas das populações em situação de vulnerabilidade social.

Continua depois da publicidade

​​​Acesse o canal Juntos Por Santa ​Catarina e veja outras iniciativas como esta.