Os 52 integrantes do novo Conselho da Cidade de Joinville, eleitos no final de maio e empossados pelo prefeito Udo Döhler na semana passada, fazem a primeira reunião nesta quinta-feira para eleger o presidente e definir o cronograma dos próximos encontros.
Continua depois da publicidade
O evento ocorre a partir das 18h30, na Sociedade Harmonia- Lyra, com sede na rua 15 de Novembro, 485, Centro, e tem previsão de encerramento às 21h30.
Antes, a reunião estava agendada para as 15 horas, mas após uma consulta feita aos integrantes, foi alterado. Nessa consulta, o Ippuj levou em conta apenas os votos de entidades civis, deixando de considerar a posição dos 20 representantes do poder público.
Os trabalhos começam com a leitura do edital de convocação e continua com a eleição do presidente do Conselho da Cidade. Após a escolha, será definido o cronograma de reuniões. A apresentação da minuta do regimento interno do conselho e a discussão de assuntos gerais fecham o encontro.
Continua depois da publicidade
Eleito para um mandato de três anos, de 2013 a 2016, o Conselho da Cidade de Joinville tem em sua composição maioria de membros da sociedade civil. São 32 representantes de entidades e 20 do poder público.
O presidente do Ippuj, Vladimir Constante, destaca que o novo conselho terá nos próximos anos a missão de discutir as leis urbanísticas e servir de fórum de aconselhamento aos poderes Executivo e Legislativo.
-Ali serão discutidos os rumos da nossa cidade. Estará em debate o futuro de Joinville-, enfatizou.
Uma das maiores preocupações do conselho é fiscalizar o cumprimento do Plano Diretor de Joinville. Os conselheiros irão compor quatro câmaras setoriais: Ordenamento Territorial e Integração Regional; Promoção Econômica e Social; Qualificação do Ambiente Natural e Construído; e Mobilidade Urbana.
Continua depois da publicidade