Liandra Weinrich, aluna da 7ª fase do curso de Moda da Furb, venceu a primeira edição do concurso para a escolha dos desenhos dos novos trajes da realeza da Oktoberfest, no ano passado. Ela acompanhou a visita da realeza e a conversa com as alunas que assumiram o desafio de elaborar os croquis este ano. Estava lá para contar como foi a experiência e os frutos que colheu após a participação.
Continua depois da publicidade
Os desenhos apresentados pela acadêmica de 21 anos receberam 57,33% dos votos dos internautas em 2018. Na entrevista a seguir, ela conta um pouco sobre a trajetória na Moda, e como a participação no concurso teve papel importante no início da carreira profissional:
O que te fez escolher o curso de Moda?
Porque desde pequena demonstrei interesse no universo da moda, gostava de costurar com a avó e sempre amei desenhar. A certeza de que queria seguir nessa área foi durante o ensino médio integrado no curso Técnico de Vestuário do Instituto Federal Catarinense (IFC).
O que motivou a participação no concurso dos trajes?
Continua depois da publicidade
Era uma oportunidade única e grandíssima para os alunos apresentarem seus talentos. O desenho sempre foi minha paixão na moda, por isso não poderia deixar de expressar toda minha criatividade no desenvolvimento dos trajes. Participar e ganhar o concurso poderia me trazer visibilidade na mídia e certificado para o currículo. Isso me motivou muito, pois com o concurso poderia adquirir conhecimentos sobre desenvolvimento de trajes típicos alemães, além de conseguir uma oportunidade na indústria de moda.
Vencer foi importante para você?
Foi muito importante, pois foi o momento de reconhecimento do meu trabalho e estudo. Desenvolver os trajes típicos da realeza foi uma grande oportunidade de aprender mais sobre a cultura de Blumenau e inserir essas características no traje. A primeira edição do concurso foi um sucesso. Tivemos inserções na mídia regional e estadual. Dessa forma ganhei visibilidade, cresci como profissional e conquistei meu objetivo de estar empregada na área de desenho industrial.
O que mudou depois do concurso?
A experiência adquirida e as amizades feitas durante o concurso não passaram. Todo o apoio que recebi dos blumenauenses e dos getulienses (ela é natural de Presidente Getúlio, no Alto Vale) foi muito especial. Depois do concurso, ganhei espaço na área de desenho.
O que diria para os acadêmicos que estão na disputa este ano?
Para que o traje represente bem a Oktoberfest é preciso estudar. É fundamental estudar a cultura alemã e a história do traje típico para desenvolver o trio de trajes. Procurem explorar as cores e os bordados, para tornar o traje ainda mais belo, mas levando em consideração o conforto da rainha e das princesas. Não deixem de participar dessa oportunidade que está sendo proporcionada. E, claro, acreditem no seu potencial. A motivação de hoje pode ser o resultado de amanhã.
Continua depois da publicidade