Mesmo quem não gosta muito de futebol tem um bom motivo para torcer pela Seleção durante a Copa do Mundo. Empresas investem em campanhas que oferecem mais vantagens aos clientes caso o Brasil conquiste o hexacampeonato.

Continua depois da publicidade

Enquanto boa parte das companhias têm investido em distribuição de ingressos para os jogos e no aumento de vendas no período que antecede o evento, outras apostam no desempenho do time em campo para entregar prêmios ao cliente.

A Lojas Colombo promete dar de graça a última parcela de uma televisão comprada em 18 vezes. A Casas Bahia oferece outro aparelho por apenas R$ 1 em caso de vitória brasileira. A sul-coreana Hyundai chegou a se estranhar com a concorrente Volkswagen por oferecer garantia por mais um ano se a taça ficasse no Brasil (veja quadro).

– É o tipo de campanha que pode servir de desempate quando o consumidor estiver em dúvida sobre qual modelo levar. Funciona também com aquelas pessoas que não são tão ligadas em futebol e que estão em busca de vantagens _ explica João Miragem, diretor de planejamento da agência Escala.

Para o diretor-superintendente da Colombo, Rodrigo Miceli Piazer, mesmo antes do início dos jogos a campanha já começa a mostrar efeitos.

Continua depois da publicidade

– Projetamos aumento na venda de televisores neste primeiro semestre já, algo em torno de 60% das vendas do ano. Em anos passados, vendemos 40% nos seis primeiros meses – afirma Piazer.

Mesmo abrindo mão de uma parcela da TV caso o Brasil vença o torneio, Piazer diz que vai torcer pela Seleção:

– Será um prejuízo com bom gosto.

Professor da Escola de Propaganda e Marketing (ESPM), Artur Vasconcellos avalia que as campanhas deste ano estão mais tímidas em comparação às de mundiais anteriores devido aos protestos de parte da população contra o evento.

– Campanhas na internet como “Não Vai Ter Copa” e passeatas podem ter deixado algumas marcas com receio de se vincular à Copa. Mas as vendas não devem ser prejudicadas por isso. Acredito que vá acontecer algo semelhante ao que houve com a Copa das Confederações: muitas críticas antes, mas quando a bola rolar as coisas se acalmam – projeta.

Continua depois da publicidade

Hyundai

– A Hyundai é patrocinadora da Copa do Mundo e a Volkswagen, da Seleção Brasileira de futebol. O fato de a sul-coreana ter condicionado a garantia de seis anos ao desempenho do Brasil no Mundial não agradou à companhia alemã, e após acordo a Hyundai deixou de veicular sua campanha publicitária.

– A fabricante sul-coreana contornou a situação e anuncia agora garantia de seis anos para todos os carros, independentemente de quem levar a taça.

Casas Bahia

– Se a Seleção for campeã, clientes que compraram um televisor de 60 polegadas levam outra de 51 polegadas com apenas R$ 1 a mais.

– Na campanha publicitária uma turma de argentinos muda de time após descobrir as vantagens de torcer pelo Brasil.

Continua depois da publicidade

Lojas Colombo

– A campanha “Carnê 18 Meses” dá aos clientes a gratuidade da última parcela na compra de TVs caso o Brasil seja vencedor da Copa do Mundo.

– Essa campanha está em vigor desde dezembro de 2013 em todas as unidades da rede e contempla toda a linha de vídeo vendida pela Colombo.

Johnson & Johnson

– Clientes que compram produtos de uma das 17 marcas da rede concorrem a um sorteio.

– Os selecionados serão levados para a abertura da Copa do Mundo em São Paulo. A cada gol que a Seleção brasileira fizer, todo consumidor sorteado embolsa R$ 100 mil.