A América do Sul continua com direito a ter quatro vagas diretas na Copa do Mundo, enquanto que o quinto colocado nas eliminatórias do continente seguem disputando uma vaga através da repescagem. A informação foi confirmada neste sábado pelo presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Juan Angel Napout.
Continua depois da publicidade
Entenda os possíveis impactos do Fifagate no futebol brasileiro
Mais: compreenda os possíveis impactos do Fifagate na Copa do Mundo
– As vagas ficaram totalmente iguais. Não para uma Copa do Mundo, mas por duas. Para Rússia e Qatar – disse o paraguaio.
Segundo o dirigente sul-americano, uma nova discussão sobre os critérios de divisão de vagas para o Mundial de 2026 só será feita em 2017. O Comitê Executivo da Fifa definiu ainda neste sábado que os países asiáticos não poderão lançar candidaturas para a Copa de 2026, uma vez que a edição de 2022 será no Qatar.
Continua depois da publicidade
A divisão das vagas para a Copa do Mundo, por continente, segue assim: a Europa tem 13 vagas; a América do Sul tem quatro vagas diretas e uma quinta que pode ser obtida por repescagem; as Américas do Norte, Central e o Caribe com três vagas diretas e uma na repescagem; a África segue com cinco vagas; a Ásia com quatro vagas diretas e outra a ser definida em repescagem; enquanto que a Oceania segue com direito a apenas um lugar na repescagem. O país sede completa o número de 32 seleções, sem tirar uma vaga do continente ao qual pertence.
Receita Federal revela que investiga fraudes no futebol há mais de dez anos