Os motoristas de Blumenau precisaram de paciência no fim da tarde de quarta-feira para enfrentar o congestionamento que se formou nas principais ruas da cidade. A secretaria de Planejamento Viário atribuiu a lentidão a um conjunto de fatores, entre eles a chuva, as obras de saneamento básico, executadas pela Odebrecht Ambiental, que interditaram uma das três pistas de rolamento da Rua 7 de Setembro, no Centro, e o fato de ser a primeira semana do mês, período de maior movimentação por conta do pagamento.

Continua depois da publicidade

De acordo com o diretor da pasta, Dirk Reiter, o atraso no fechamento da vala onde ocorrem as obras de saneamento foi o que desencadeou o congestionamento.

– Ao fim de cada jornada, os trabalhadores precisam fechar a vala aberta e retirar os tapumes para liberar o tráfego no local. Ontem (quarta-feira), por exemplo, a chuva atrasou o fechamento da vala e, consequentemente, a liberação do trecho – explica.

>>> O blogueiro Jaime Batista fotografou o congestionamento no Centro de Blumenau das 17h30min às 19h30min de quarta-feira. Confira as fotos:

Reiter afirmou que nunca tinha visto um congestionamento tão grande em Blumenau e que o fenômeno foi atípico. Na avaliação do diretor da pasta, a situação piorou com o fechamento de cruzamentos na Avenida Beira-Rio e na Rua XV de Novembro.

Continua depois da publicidade

– A maior parte do fluxo de veículos que nós temos na cidade desemboca na 7 de Setembro. Se ali o trânsito não anda é um efeito cascata e no fim, todas as principais vias estarão congestionadas. Quem vem da Beira-Rio e quer pegar a Sete acaba trancando o cruzamento e, por consequência, interrompe o fluxo da XV de Novembro – explica.

O diretor de Planejamento Viário garante que os semáforos da região estavam funcionando normalmente durante o congestionamento e que as alterações feitas nas ruas Amadeu da Luz e Pedro Zimmermann não têm relação com o que ocorreu. O Seterb não soube dizer qual foi a real extensão do congestionamento, mas informou que não houve registro de acidente na região central do município.

Soluções

Temendo novos congestionamentos a partir da semana que vem, período de retorno das aulas, Reiter informou que a Prefeitura já busca soluções para amenizar os transtornos causados pelas obras na Rua 7 de Setembro. Segundo ele, a autarquia vai contatar a Odebrecht Ambiental para rever o cronograma de execução dos trabalhos. Atualmente o serviço é feito das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira. A proposta é suspender a movimentação de operários nos horários de pico da manhã e fim da tarde.

A assessoria da Odebrecht Ambiental informou que as obras na via se concentram nas proximidades do Hotel Himmelblau e devem ser concluídas entre os dias 20 e 28 de fevereiro.

Continua depois da publicidade