Além de proteger o nariz e a boca, os olhos também exigem cuidado especial para evitar contaminação por coronavírus. O uso de óculos de proteção é indispensável para profissionais da saúde que atendem pacientes em estado grave da doença, de acordo com a oftalmologista Cláudia Nascimento. Conforme a médica, em alguns casos, a conjuntivite pode ser sintoma de Covid-19.
Continua depois da publicidade
Para a maioria da população, basta manter o distanciamento social, as mãos limpas e usar máscara de proteção para evitar a doença. Aos profissionais da saúde é obrigatório o uso de óculos de proteção ou máscara em acrílico que cobre o rosto todo.
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
Em entrevista ao Notícia na Manhã, Cláudia Nascimento destacou que além de sintomas como falta de ar, tosse, espirro, febre, perda de olfato e paladar, os olhos também podem indicar que o paciente está com coronavírus.
– A pessoa que está com conjuntivite pode ser um portador do coronavírus. Já foi observado também que existe coronavírus na lágrima (do paciente infectado) – afirmou.
Continua depois da publicidade
Cláudia Nascimento reforça que para higiene das mãos, basta uma lavagem de 20 segundos com água e sabão, com atenção especial para limpeza entre os dedos e unhas. Durante a pandemia, os profissionais da saúde são os mais expostos ao risco de contaminação, por isso também devem proteger os olhos.
– A chance maior de contaminação seria dos profissionais de saúde que estão lidando diretamente com estas pessoas que estão contaminadas. Nós já sabemos que existe uma diferença na carga viral da pessoa que está assintomática e aquelas que estão em estado grave, internadas na UTI – apontou.
Ouça a entrevista: