A prefeitura de Governador Celso Ramos, município da Grande Florianópolis, conhecido pelas belas praias, comunicou, nesta quarta-feira (2), ter suspendido um edital estimado em R$ 3,88 milhões para a contratação de serviços de coleta de lixo e varrição de ruas. A medida atendeu a uma determinação do dia anterior do Tribunal de Contas catarinense (TCE-SC), que identificou várias irregularidades no certame, incluindo possível sobrepreço.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O TCE-SC listou também entre as irregularidades a ausência de orçamento detalhado, inconsistências na elaboração do termo de referência, a aplicação irregular de Sistema de Registro de Preços (SRP) para a contratação de serviços continuados de engenharia, e a falta de encaminhamento de documentos relativos ao edital para o tribunal fiscalizador, o que deveria ter sido feito pela prefeitura.

A decisão da conselheira substituta Sabrina Nunes Iocken pela suspensão também deu prazo de até 30 dias, contados a partir do recebimento do despacho pelo município, para a prefeitura apresentar justificativas, corrigir ou anular o edital.

Ao NSC Total, a prefeitura da cidade, sob gestão Marcos Henrique da Silva (PSD), comunicou ter acatado a decisão para analisar o edital e, se necessário, adequá-lo em atendimento ao TCE. Apontou ainda que a interrupção não causou danos aos cofres públicos nem prejuízos à população.

Continua depois da publicidade

A prefeitura ainda comunicou que, a princípio, pretendia renovar o contrato hoje vigente de coleta de lixo com a manutenção dos preços já praticados. No entanto, devido à recusa da empresa que hoje opera o serviço em atuar sob os mesmos valores, precisou lançar uma nova licitação.

Leia a íntegra do que diz a prefeitura de Governador Celso Ramos

A Prefeitura do Município de Governador Celso Ramos possui um contrato com a empresa Proactiva para coleta e destinação do lixo e, à época da renovação contratual, por acreditar estar em conformidade com o valor de mercado, bem como os serviços prestados de boa qualidade, a Prefeitura se manifestou favorável pela renovação do contrato.

Notificada, a Proactiva protocolou documentos alegando que o valor pago pelos serviços à empresa não corresponde mais ao valor de mercado e que não aceitaria a renovação do contrato pois a remuneração paga pelos serviços (toneladas) está hoje abaixo da realidade do mercado.

Porém, depois de inúmeras reuniões administrativas, decidiu-se que seria aberto novo processo licitatório. Assim a empresa contratada aceitou assinar o termo aditivo de renovação com a condição de que continuaria a prestar os serviços para a população até que o novo processo licitatório fosse homologado.

Continua depois da publicidade

Diante desta situação não havia outra solução, dentro dos ditames legais, que não fosse abrir um novo processo licitatório (ainda que não fosse esse o intuito da Prefeitura que objetivava a renovação do contrato sem objeção). Consequentemente foram coletados os orçamentos com empresas prestadoras dos serviços no mercado, aberto o processo licitatório e o edital publicado.

Mas, cientes da decisão prolatada pela conselheira substituta Sabrina Nunes Iocken, do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), a Prefeitura suspendeu o processo licitatório que aconteceria neste dia 02 de agosto (compareceram ao menos 6 empresas licitantes), conforme decisão, para a análise do Edital juntamente com os apontamentos do TCE/SC e, acaso necessite, adequações para o pleno atendimento das recomendações do órgão fiscalizador. Não houve, portanto, quaisquer danos ao erário e nem prejuízo à população.

Lembramos que a coleta de lixo é uma das obrigações para manter o bem-estar e a saúde da população, e o município de Governador Celso Ramos vem cumprindo corretamente. Colocamo-nos à disposição para quaisquer dúvidas.”

Leia mais

Operação Mensageiro: infográfico mostra como funcionava o setor de propinas em esquema do lixo

Continua depois da publicidade

Servidores vão devolver R$ 122 mil para cidade de SC após recorde com diárias irregulares