Com quase e 30 milhões de seguidores no TikTok, Vanessa Lopes ultrapassou números de grandes artistas, como Anitta, na plataforma. A influencer de 21 anos, nascida em Brasília, é uma profissional das redes sociais desde 2020. De acordo com ela, seu público está mais presente com crianças e adolescentes que engajam seus vídeos de dança.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Indicações para prêmios, contrato com marcas internacionais e nacionais e linha de maquiagem com seu nome foram alguns dos benefícios que Vanessa ganhou com o trabalho na internet. Além disso, como integrante do Programa Criativo Beta, a influencer monetiza alguns dos vídeos que publica na plataforma.

O dia a dia de Vanessa se divide entre a atualização diária de quase todas as suas redes — além do TikTok, ela mantém perfis no Instagram, no Twitter e no YouTube, onde posta com menor frequência — além de ações publicitárias e colaborações feitas diretamente com marcas.

Um olhar rápido pelo perfil de Vanessa, onde vídeos com dezenas de milhões de visualizações estão agrupados, não revela o quão veterana ela é naquela rede. Sua história com o TikTok começou antes de o próprio aplicativo existir.

Continua depois da publicidade

Jogador do Palmeiras processa construtora do “prédio do Neymar” em Balneário Camboriú

Em 2014, com 13 anos, ela mantinha um perfil no finado “Musical.ly”, plataforma onde usuários gravavam e postavam vídeos com duração de 15 segundos a um minuto, acompanhados por música. Se a proposta do Musical.ly parece familiar, saiba que não é por acaso. Foi criado em 2014 e vendido para a ByteDance em 2017, onde ganhou outro nome: TikTok.

— Para mim, foi como se não tivesse mudado. Gravo conteúdos no estilo do TikTok desde que tinha 13 anos — resume Vanessa.

Ela seguiu gravando, simplesmente porque se divertia com a atividade, que a permitia praticar a chamada de dança de cintura. A diversão começou a ganhar ares de seriedade com o início da pandemia, quando já estava na faculdade de publicidade. Com mais tempo livre em mãos, Vanessa criou uma agenda de produção.

NX Zero apresenta Tour Cedo Ou Tarde em Florianópolis

Foi assim que sua relação com o aplicativo começou a mudar. Ela conta que, mesmo sem perceber, já tinha o hábito de atentar para o funcionamento da plataforma.

Continua depois da publicidade

— Via muito conteúdo, o que estava viralizando, o que achava legal, o que meus amigos e as pessoas que eu seguia estavam fazendo — diz.

Quando o que até então era diversão virou trabalho, conciliar a faculdade com a rotina de gravações se mostrou inviável e ela trancou o curso de publicidade para se dedicar exclusivamente à nova ocupação.

*Com informações do g1.

Leia também

Susana Vieira retorna a Florianópolis com a comédia “Shirley Valentine”

5 simpatias infalíveis para dormir bem

O encanto do picadeiro: artistas contam como entraram para o circo