Quem se casou ou tem frequentado festas de casamento em Joinville nos últimos 15 anos provavelmente a conhece ou já provou um de seus bolos. Adelina Meurer Kuerten, 52 anos, é a responsável por elaborar um dos principais itens das bodas realizadas no BKR Eventos, bufê comandado por ela e pelo marido, Bernardo Kuerten.
Continua depois da publicidade
A doceira começou a profissão auxiliando na cozinha do restaurante do marido. Na época, ela era responsável por preparar os cafés coloniais que eles serviam no restaurante da Tigre.
– Na minha família, sempre foi assim: quando íamos fazer um café ou comer alguma coisa, não saíamos para comprar em uma panificadora, fazíamos tudo em casa. Então comecei assim, com a cara e a coragem, com o conhecimento que minha mãe havia me passado -, conta sobre como desenvolveu o talento para confeitaria.
Em uma certa ocasião, Adelina teve que preparar um café para mil e duzentas pessoas, com direito a quatro bolos decorados. Depois disso, ela passou a cogitar a possibilidade de fazer bolos de casamento.
– Pensei: se faço esses bolos todos, não custa nada fazer bolo de noiva também.
Continua depois da publicidade
Ela e o marido, então, tiveram a ideia de abrir o próprio negócio. Construíram um grande espaço para eventos com oito salões que atualmente recebe, em média, dez festas por fim de semana, casamentos em sua grande maioria.
Ela também foi em busca de cursos de especialização para atender à demanda: são cerca de 20 bolos por semana para eventos realizados no BKR, além de algumas encomendas que costuma atender.
A produção dos bolos começa na sexta-feira, quando faz a massa e os recheios. Durante toda a manhã e tarde do sábado, dedica-se à decoração, e é neste momento que criatividade da doceira entra em cena.
– Geralmente, as noivas conversam com a equipe do escritório, mostram fotos de bolos, apresentam algumas ideias. Depois, eles me passam um relatório e eu faço a decoração de acordo com o que elas pediram, com o perfil do casamento e da decoração -, comenta Adelina, que gosta de inovar e, por isso, assegura que cada bolo que faz é único e personalizado.
Continua depois da publicidade
Além dos bolos, ela conta que durante a semana também ajuda com a decoração, os arranjos de flores, entre outras tarefas que precisam ser feitas na empresa da família. Recentemente, o filho também decidiu entrar para o ramo de casamentos e abriu uma loja de noivas, o que a motivou a resgatar um outro dom.
– Eu tenho um lado costureira que ficou adormecido por 15 anos. Agora, estou pensando em retomá-lo e fazer vestidos de noiva. Sou assim. Tenho sempre que buscar novos desafios, é isso que me motiva.