Nesta sexta-feira (13), acontece a comemoração dos 126 anos de fundação dos Bombeiros Voluntários de Joinville. O Jornal A Notícia preparou uma reportagem especial para celebrar o aniversário da mais antiga corporação do gênero no país. Durante a produção, o repórter do ‘AN’ companhou três operações de resgate a bordo da USB-44:

Continua depois da publicidade

Primeira ocorrência: O primeiro chamado ocorreu às 10h03 para o atendimento de uma motociclista atingida por um veículo no bairro Anita Garibaldi e o tempo de resposta do centro até o local (Rua Ijuí) foi de cerca de oito minutos – dentro da média geral do tempo de deslocamento neste ano. Dos primeiros socorros até a chegada ao Hospital São José, a mulher de 52 anos, passou por diversas avaliações de consciência, sinais vitais e estímulos corporais mantendo contato direto com a equipe durante todo o trajeto. Ela estava consciente e com condições neurológicas normais, porém deveria passar por uma bateria de exames. Ao fim do resgate, ainda na maca entre a ambulância e a emergência um agradecimento: “obrigado por tudo”!

Segunda ocorrência: Com direito a descanso das 12h às 14h em caso de não haver pedido de socorro, a guarnição parou para descanso às 12h37 e em menos de cinco minutos a central solicitou atendimento à vítima no bairro Vila Nova. Foram questões de segundos para que todos estivessem dentro da ambulância a caminho do resgate. No local, um homem de 26 anos havia sido jogado contra um portão durante uma briga e o agressor fugiu de bicicleta. Consciente e com arranhões na barriga, o rapaz se recusou a ir até o hospital, assinando o termo de atendimento e recusa.

Terceira ocorrência: Ainda na BR-101 na saída da segunda ocorrência, outro chamado às 13h26 imediatamente muda a rota da ambulância para a Rua Florianópolis, no Itaum. O atendimento era com um ciclista de 17 anos, que seguia para o trabalho e bateu contra um veículo onde viajam pai e filho rumo à escola. O rapaz teve apenas escoriações e os ocupantes do carro de passeio não se feriram. O jovem também recusou seguir até o hospital e preferiu continuar o percurso até o trabalho.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Homenagens marcam aniversário de 126 anos dos Bombeiros Voluntários de Joinville

Corporação dos Bombeiros Voluntários de Joinville é a mais antiga do gênero no país

“Ser bombeiro é um estilo de vida”, diz socorrista voluntária