Cidade de nome curioso,Tubarão tem este nome por causa do rio que atravessa a cidade. O Rio Tubarão foi nomeado pelos indígenas tupis-guaranis que habitavam a região de “Tuba-nharô”, que significa “Pai Feroz”, o que era uma referência a sua boa navegabilidade e as frequentes enchentes.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Conheça alguns pontos turísticos da cidade de Tubarão
Com uma população de 110.088 habitantes, a chamada “Cidade Azul” tem sua economia principalmente voltada para o comércio. Recebe bastante pessoas por conta da universidade e de seu crescimento no setor da indústria na região.
Conheça Araranguá: universidade, parque aquático e o que fazer
Continua depois da publicidade
Vai visitar Tubarão? Confira como comprar sua passagem
Cidade universitária
A cidade de Tubarão é um importante polo de conhecimento no sul do Estado, pois é lá que está a sede da Universidade do Sul de Santa Catarina com cursos das mais diversas áreas do conhecimento.
A região ao redor da universidade é onde parte da vida noturna da cidade acontece, com bares e restaurantes pensados para o público jovem.
Museu ferroviário
Importante para a história tubaronense, o transporte ferroviário foi determinante para o desenvolvimento da cidade. Com a ferrovia, o transporte de carvão extraído em Lauro Müller até o porto de Laguna foi possível.
Praias de Imbituba atraem surfistas e amantes da natureza
A história da ferrovia e desse transporte é exposta no acervo do museu ferroviário, com máquinas a vapor, vagões, documentos e outros objetos que compõe o acervo. Além da visita ao museu, também é possível realizar passeios de “Maria Fumaça” para Imbituba, Laguna, Jaguaruna e Urussanga. Os passeios são agendados conforme a sazonalidade e são temáticos para o Vale da Uva Goethe, história de Anita Garibaldi, época da baleia franca ou aniversário da cidade.
Continua depois da publicidade
Águas termais
A cidade possui duas estâncias termais onde a água tem uma temperatura de 37°C direto da fonte. Os banhos de água termal são relaxantes e possuem eficácia em tratamentos de reumatismos, cálculo renal, circulação e outros processos de cura.
A cidade possui duas estâncias termais divididas entre três hotéis que oferecem serviço de hospedagem ou diária. Na margem direita do rio Tubarão está a Estância Termal da Guarda, que fica a 10 quilômetros do centro da cidade em um caminho de paisagens rurais. Lá, o Hotel Sandrini e o Hotel Termas da Guarda recebem pessoas que buscam aproveitar as termas.
Blumenau: como chegar e o que fazer no Vale Europeu de SC
Na margem esquerda do rio, o serviço é ofertado pela Estância Termal do Rio do Pouso, a 12 quilômetros do centro. O hotel também oferece outras opções de lazer como trilhas, cachoeiras e passeios a cavalo.
Distância para outras cidades de Santa Catarina
- Tubarão a Criciúma: 65,6 km
- Tubarão a Laguna: 32,3 km
- Tubarão a Joaçaba: 379 km
- Tubarão a Florianópolis: 134 km
- Tubarão a Itapema: 189 km
Continua depois da publicidade
Como chegar
De ônibus: a cidade é cortada pela BR-101, por conta disso as opções de ônibus que passam pela cidade são variadas, partindo principalmente das capitais da região sul, São Paulo e Criciúma. A plataforma BuscaOnibus permite a busca de horários e comparação de preços de passagens de ônibus como também a oferta de caronas.
De carro: independente da origem, para chegar no município o motorista pegará a BR-101.
Leia mais
Capital do carvão, Criciúma tem opções de shopping e passeios ao ar livre
Balneário Camboriú: o que fazer, onde se hospedar e tudo sobre a Dubai brasileira