Adaptar games para livros é um trabalho usualmente oferecido para escritores de ficção científica, fantasia e horror com algum tempo de estrada e que tenham familiaridade com o universo criativo dos jogos. No caso dos títulos lançados no Brasil, até um ex-soldado foi contratado para a novelização de um jogo de guerra.

Continua depois da publicidade

O ponto de partida é sempre o mesmo: com base nos roteiros originais dos games, os escritores decidem como irão transportar o jogo para o papel, fazendo as adaptações que acharem necessárias – como trabalhar a evolução física e psicológica dos heróis sem utilizar o recurso da imagem e da jogabilidade – e, ao mesmo tempo, mantendo as características principais (personagens, cenários, enredo, ritmo).

Confira uma seleção de títulos lançados no Brasil neste ano e o que está por vir em 2013.

Assassin’s Creed: Baseado na famosa série de games de ação e estratégia, ganhou edição nacional pela Record e já tem quatro títulos lançados no Brasil – todos entre os mais vendidos da editora. A adaptação do game foi feita pelo escritor e historiador britânico Anton Gill, sob o pseudônimo de Oliver Bowden, e já bateu 1 milhão de cópias vendidas em todo o mundo.

Uncharted – O Quarto Labirinto: Uma das franquias de maior sucesso da Sony ganhou adaptação literária feita pelo escritor Christopher Golden em 2011. Lançado no Brasil este ano, pela Benvirá, o livro traz o caçador de tesouros Nathan Drake se aventurando por labirintos da antiguidade, como o que abrigava o Minotauro, na ilha de Creta.

Continua depois da publicidade

God of War: A mitologia grega nunca foi pintada com tanto sangue e vísceras quanto em God of War. Atualmente em seu quarto título nos games, a história de vingança do guerreiro espartano Kratos contra os deuses do Olimpo ganha sua primeira adaptação literária pelos escritores Robert Vardeman e Matthew Stover, lançada neste ano no Brasil pela Leya.

Battlefield 3 – O Russo: A franquia bélica da produtora EA chegou às livrarias pelas mãos do ex-soldado britânico e hoje escritor de ficção Andy McNab. Lançada este ano no Brasil pela Record, a obra apresenta o agente russo Dimitri Mayakovsky e o sargento norte-americano Blackburn em uma missão para salvar Nova York.

Diablo 3 – A Ordem: O ficcionista norte-americano Nathaniel Kenyon parte dos acontecimentos do terceiro game da série para narrar histórias anteriores ao início da batalha contra as forças do mal. Quem conduz o leitor é o mago Deckard Cain, último sobrevivente da ordem dos Horadrim. Lançado no Brasil pela Record.

World of Warcraft – Marés da Guerra: A eterna batalha entre humanos e orcs pelo domínio de Azeroth ganha um novo capítulo, desta vez narrado pela feiticeira Jaina Proudmoore. Escrito pela veterana Christie Golden, que trabalhou com a novelização de títulos do game StarCraft, o livro foi lançado no Brasil pela Record.

Continua depois da publicidade

Halo: Cryptum – A Saga dos Forerunners: Especialista em livros de ficção científica, o norte-americano Greg Bear foi contratado para expandir um dos arcos da série Halo. O primeiro capítulo, Cryptum, chegou ao Brasil pela Planeta. Nos EUA, Bear já lançou o segundo, Primordium, e prepara o terceiro, Silentium, para janeiro.

O que vem por aí: Editora que mais tem investido no lançamento de livros adaptados de games, a Record confirma para o próximo ano a chegada de pelo menos três pacotes. O primeiro é o início do romance estelar StarCraft – Ponto Crítico. Depois, virão histórias em quadrinhos baseadas em Assassin’s Creed e, por último, uma novela derivada dos jogos de estratégia Total War, da Sega.

A Planeta, que já lançou Cryptum, primeiro capítulo de Halo – A Saga dos Forerunners, garantiu para 2013 o lançamento do segundo tomo, Primordium, e da terceira e última parte, Silentium.