São Joaquim está localizada na região da Serra de Santa Catarina e ostenta a característica de ter a sede municipal mais alta do Estado, com 1,3 mil metros de altitude. Sua população está acima dos 25 mil habitantes, de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Continua depois da publicidade

Veja curiosidades de São Joaquim


A cidade é muito procurada por turistas no período de inverno, tendo temperatura média de 10ºC, mas podendo chegar a temperaturas negativas, que favorecem o aparecimento de neve e geada.

Conheça Rio do Sul, principal cidade do Alto Vale do Itajaí  

A cidade se originou quando desbravadores gaúchos procuravam locais para pastagem do gado de corte. Em 1871 foi criado o distrito de São Joaquim da Costa da Serra. Por conta disso, a cultura campeira é forte na região, influenciando em suas manifestações culturais.

Continua depois da publicidade

Além disso, a cidade da Serra catarinenese tem sua cultura marcada pela influência dos imigrantes japoneses e europeus, principalmente italianos e alemães. Ela é visível na arquitetura, nas festas tradicionais, na gastronomia e nos costumes locais.

Vai visitar São Joaquim? Confira como comprar sua passagem

Neve e inverno

Considerada uma das cidades mais frias do país, a chance de ver neve no inverno em São Joaquim é alta. De junho a agosto é possível que as temperaturas fiquem abaixo de 0°C nos dias de frio mais intenso.  

Os turistas que vão até a cidade com o objetivo de ver neve devem estar dispostos a acordar e sair em qualquer horário, pois às vezes é apenas de madrugada ou no meio da noite que o fenômeno pode acontecer. 

O que fazer?

A cidade conta com pontos turísticos para quem curte apreciar paisagens bonitas. No Belvedere é possível ter uma visão panorâmica de toda a cidade, o local é uma escadaria no centro do município. Ainda no centro de São Joaquim, a praça João Ribeiro e a Igreja Matriz são consideradas as construções mais bonitas da cidade.  

Continua depois da publicidade

Em São Joaquim também tem o Snow Valley, inspirado nos parques nacionais norte-americanos, que possui atrações turísticas de aventura como tirolesas, arvorismo e escalada. Além disso, no inverno são oferecidos programas de imersão na língua inglesa para diversos públicos, desde jovens a inglês para negócios.  

A região da Serra vem se destacando na produção de vinhos e isso se reflete nas vinícolas que oferecem passeios e menus para degustação. Conheça cinco vinícolas de São Joaquim para explorar o enoturismo na região: 

Festa Nacional da Maçã 

São Joaquim foi reconhecida pela sua indicação geográfica na produção da maçã Fuji e é considerada a Capital Nacional da Maçã. Realizada há alguns anos, a festa traz gastronomia, música, exposição de produtos e artesanatos.  

Continua depois da publicidade

Na parte gastronômica do festival ocorre a mostra de produtos tradicionais serranos como: Mostra Nacional da Qualidade da Maçã Fuji, a Mostra de Vinhos Finos de Altitude, a Mostra da Qualidade do Queijo Serrano, Mostra do Mel da Serra Catarinense e a tradicional Carne de Frescal. 

Distância de São Joaquim a outras cidades de SC 

  • São Joaquim a Urubici: 60 quilômetros
  • São Joaquim a Joaçaba: 249,5 quilômetros 
  • São Joaquim a Lages: 80,1 quilômetros
  • São Joaquim a Tubarão: 134 quilômetros
  • São Joaquim a Florianópolis: 269 quilômetros.

Como chegar?

  • De ônibus:  para chegar em São Joaquim de ônibus as viações que mais oferecem viagens são Planalto e Reunidas, com trajetos partindo principalmente de Lages, Campos Novos e Curitibanos.  
  • De carro: independente do ponto de partida o motorista terá que pegar a BR-116 e posteriormente a SC-114. 

Leia mais

Conheça Chapecó: futebol, o que fazer e como chegar 

Laguna: entre o Carnaval e as belezas naturais