Confirmada no Torneio Universitário de eSports (TUeS), a ATCTC foi apresentada mostrando toda sua experiência dentro dos eSports. Batemos um papo com o Manager do Counter-Strike: Global Offensive da equipe, Ricardo “Cadinho” Thisted. Ele cursa Engenharia de Materiais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está na 8ª fase da graduação.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

> Veja as últimas notícias sobre e-sports em SC

Começou a trajetória no CS:GO no ano de 2018, porém, nos eSports ele tem uma grande experiência em Starcraft, onde jogou por mais de 10 anos, chegando ser profissional na modalidade.

Paixão pelos eSports

O começo da sua caminhada nos eSports foi bem especial, Ricardo conta que sempre tive muito carinho pelos esportes eletrônicos.

Continua depois da publicidade

– Isso ajudou moldar a pessoa que sou hoje, foi uma área que me deu muitas amizades e principalmente o conhecimento que hoje eu consegui adquirir. Esse conhecimento passa desde como gerir uma equipe de CS:GO, até preparar a mente dos atletas para as disputas de campeonatos de nível profissional.

> Conheça o Torneio Universitário de eSports, o TUeS

Cadinho começou na atlética de curso, a Associação Atlética Acadêmica de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais (ATM), incentivar a prática dos eSports, organizando por meio de seletiva a modalidade de CS:GO para a participação da primeira edição da Copa CTC de E-Sports. Com a criação da Krakens, Cadinho foi chamado para ser o Diretor/Manager do Counter-Strike da equipe, onde está até hoje.

– Quando chegou o convite para fazer parte da Krakens, eu aceitei na hora. Era um grande desafio que eu teria pela frente, vivíamos uma fase de mudança na equipe, alguns jogadores estavam saindo do time por motivos de formatura ou para outros projetos dentro da faculdade, então, em fevereiro, a line estava montada e começamos os treinamentos. Eu sempre procurei passar para os jogadores bastante confiança, nos melhores e piores momentos, isso ajuda muito e extremamente importante – completa Cadinho.

> UFSC retoma atividades presenciais nesta segunda-feira; saiba como

Para ele, a integração dos esportes eletrônicos nas equipes universitárias é muito importante para o desenvolvimento de novos atletas e principalmente para integração e manutenção da saúde mental dos alunos que estavam de quarentena durante a pandemia. A realização de campeonatos por parte de ATCTC onde os alunos do centro disputam em diversas modalidades, ajuda ainda mais nesse momento difícil que o mundo vive.

Continua depois da publicidade

Preparação e expectativa para o TUeS

A preparação para o Torneio Universitário de eSports está a todo vapor, o manager revelou que estão treinando de segunda a quinta-feira, em média 4 horas por dia. “A maior dificuldade é a conciliação de horário com todos os

jogadores do time, trabalho, faculdade e treino é a rotina da maioria deles. Em diversas vezes aconteceu de não estarmos os 5 jogadores para realizar o treino, eu passava algumas instruções para realização de treinos individuais ou assistir alguma demo”.

> A psicologia nos eSports e a influência da Universidade Federal de Santa Catarina

Sobre a expectativa para o TUeS, Cadinho cita – “Tanto eu quanto os jogadores estamos sedentos pela volta dos campeonatos universitários. Estamos jogando normalmente as Ligas da Gamers Club, mas os campeonatos envolvendo atléticas e times universitários é sempre bom de jogar. Conhecemos diversos times que estarão na disputa e isso nos incentiva mais ainda, vamos tentar buscar o título”.

krakens-atctc-tues-e-sports
ATCTC Krakens estará na disputa do CS:GO no TUeS (Foto: ATCTC, Divulgação)

Atualmente, a equipe de Counter-Strike: Global Offensive da ATCTC disputa a Série C da Liga Gamers Club, competição que envolve times amadores, profissionais e também universitários de todo o Brasil.

Continua depois da publicidade

Nos campeonatos universitários, a equipe já participou do Torneio e-Sports Arbitrium, UEB League, Banco do Brasil Game Series e a seletiva do JUBs eSports no primeiro semestre deste ano. Em 2020 e neste ano, a equipe participou também do Engenhariadas Sul de eSports.

A ATCTC está confirmada no TUes. Cadinho e seus companheiros de equipe do Counter-Strike: Global Offensive tem estreia

marcada para o dia 09 de outubro. Para mais informações sobre o regulamento da competição, acesso o site tues.gg.

Leia também:

> O cenário competitivo de eFootball PES em Santa Catarina e no Mundo

Continua depois da publicidade

> O sucesso da equipe Gaming catarinense Havan Liberty

> Conheça Leonardo “Pluz” Vieira – Jogador de League of Legends da AATIF