A culinária baiana é uma das mais ricas e variadas do Brasil, e os doces baianos são verdadeiras obras-primas da gastronomia regional. Isso porque eles têm um toque de natureza com os ingredientes frutados e as inovações de especiarias. Nas ruas e casas dos baianos, essas iguarias são presença garantida na hora da sobremesa, para conquistar os paladares de todos que visitam o estado.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Com a combinação única de ingredientes típicos, como coco, milho, leite condensado e frutas tropicais, esses doces representam a fusão das tradições indígenas, africanas e portuguesas, que moldaram a cultura da Bahia. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de doces regionais para experimentar e se deliciar.

Confira quatro dos principais doces baianos

Cocada

A cocada é um doce baiano famoso e presente em qualquer estabelecimento, pois encanta qualquer um. Feita com coco ralado e açúcar, ela é conhecida por seu sabor intenso e pela textura macia e crocante ao mesmo tempo. 

Esse doce simples e saboroso tem variações que incluem o uso de leite condensado, chocolate e amendoim, criando diferentes tipos que agradam a todos os gostos. Elas podem ser mais branquinhas ou mais morenas, a depender de como forem feitas.

Continua depois da publicidade

O doce é uma ótima representação da simplicidade e da riqueza dos ingredientes locais, com o coco, um dos principais produtos da Bahia, sendo o grande protagonista.

Quindim de iaiá

O quindim de iaiá é um doce com uma história cheia de charme. Esse pudim, feito com gemas de ovos, açúcar, coco e uma leve camada caramelizada, é um dos preferidos em festas e celebrações baianas. 

O quindim de iaiá é uma verdadeira iguaria dourada que encanta com a aparência e o sabor. Um verdadeiro clássico.

Bala de vidro

Conhecida como bala baiana em outros estados, lá ela é simplesmente a bala de vidro: um doce macio por dentro e duro por fora. O sabor é irresistível, feito com leite condensado, açúcar e manteiga. 

Continua depois da publicidade

Ela é chamada assim pelos baianos por sua casca de açúcar cristalizado, que é de quebrar os dentes. Esse doce pode ser encontrado facilmente em qualquer cidade baiana, e é uma ótima opção para uma lembrança da culinária local.

Ambrosia

A ambrosia é um doce que tem raízes profundas na culinária nordestina e é popular na Bahia. É como se fosse um doce de leite, mas com uma receita incrementada que possui sabor único.

Feita com leite, ovos, açúcar e canela, a ambrosia é um doce simples, de textura cremosa, uma verdadeira iguaria que representa o aconchego e a hospitalidade baiana. É o doce da avó de qualquer baiano.

A ambrosia é uma receita que atravessa gerações, sendo passada de mãe para filha, e continua a encantar os baianos com seu sabor inconfundível. Por isso, o seu nome vem do grego “alimento dos deuses”.

Continua depois da publicidade

Doces tradições em Salvador

Há muitos motivos para viajar a Salvador, e os doces baianos com certeza são um deles. Com um veículo próprio, se deslocar entre as diversas docerias e restaurantes da cidade fica mais fácil. 

Desde o centro histórico até os bairros mais afastados, Salvador oferece uma infinidade de opções para quem deseja descobrir os sabores autênticos da Bahia. Para quem deseja explorar de forma prática os melhores locais para saborear tudo que há, uma excelente opção é buscar carros por assinatura em Salvador

Leia mais

Três melhores rotas gastronômicas no Sul brasileiro

Seis gastronomias internacionais que você precisa conhecer