Localizada na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, Pomerode é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil. Com seus pouco mais de 34 mil habitantes, de acordo com o Censo do IBGE, a cidade possui uma rica história, uma bela arquitetura e paisagens naturais, o que torna a região um destino turístico popular no Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Veja fotos de Pomerode
A região do atual município de Pomerode era território tradicional dos índios Carijós e Xokleng até o século 16. Mas com a chegada dos colonizadores portugueses, os Carijós foram escravizados e exterminados. Em seguida, a região permaneceu pouco povoada, até o início da imigração alemã no Brasil, no século 19.
Laguna: entre o Carnaval e as belezas naturais
Continua depois da publicidade
A partir daí, foi fundada uma colônia na área, criada em 1863 pelos imigrantes pomeranos, estrategicamente localizada entre Blumenau e Joinville. A localização foi incentivada pelo Dr. Hermann Blumenau, para fortalecer o comércio entre ambas as cidades. As terras foram divididas entre imigrantes, que se dedicaram à produção de arroz, batata, fumo, mandioca, feijão e à criação de animais.
A maior parte desses imigrantes alemães vieram da histórica região da Pomerânia, de onde se origina o nome do município, situada entre o Norte da Alemanha, onde atualmente existe o estado intitulado Mecklenburg-Vorpommern.
Em 21 de janeiro de 1959, a cidade se emancipou de Blumenau, sendo elevada a município. Em 2000, uma cópia do portão de tijolos do porto marítimo em Estetino (Szczecin) foi erguida em Pomerode. É um símbolo de memória da região Pomerânia e sua capital Estetino.
Praias de Imbituba atraem surfistas e amantes da natureza
Vai visitar Pomerode? Confira como comprar sua passagem
O que fazer?
A cidade tem um parque industrial forte e diversificado. Nas lojas de fábrica é possível comprar de chocolates premiados a cervejas artesanais, de cristais a brinquedos, de artigos para o lar à decoração, de embutidos a queijos finos.
Continua depois da publicidade
Ficam em Pomerode duas das maiores indústrias nacionais de moda infantil, entre outras marcas têxteis. Veja abaixo as melhores opções para visitar:
- ChokoLaten
- Schornstein Kneipe
- Casa Haut
- Tour Nugali Chocolates
- Vila Encantada
- Museu do Automóvel
- Alles Park
Festas tradicionais
Pomerode possui festas típicas e tradicionais durante todo o ano, o que atrai diversos turistas para a cidade, independente da época. Entre as principais, estão a Festa Pomerana (janeiro), a Osterfest (semanas que antecedem a Páscoa), o Festival Gastronômico de Pomerode (julho), o Festival Literário Internacional (agosto) e a Meia Maratona (outubro).
Capital do carvão, Criciúma tem opções de shopping e passeios ao ar livre
Durante a Osterfest, o município vira a terra da Páscoa, deixando viva a tradicional festa alemã. O evento, considerado o maior do gênero no Brasil pela prefeitura da cidade catarinense, atrai visitantes de diversas partes do país. Entre as atrações está o maior ovo de Páscoa decorado do mundo, com 16 metros de altura, segundo o município.
Continua depois da publicidade
Distância de Pomerode para outras cidades
- Pomerode x Blumenau: 31,4 quilômetros;
- Pomerode x Penha: 79,3 quilômetros;
- Pomerode x Itajaí: 79,7 quilômetros;
- Pomerode x Joinville: 83, 2 quilômetros;
- Pomerode x Florianópolis: 175,7 quilômetros;
- Pomerode x Curitiba: 195,3 quilômetros.
Como chegar
- De avião: A cidade fica perto de Blumenau e a 90 minutos do litoral de Santa Catarina. Com isso, está a 75 quilômetros do Aeroporto de Navegantes, um dos mais próximos de Pomerode. Outra opção é utilizar o aeroporto Internacional de Florianópolis, distante 175,7 quilômetros.
- De carro: o caminho preferencial é a BR-470, virando à direita na SC-421. A cidade está aproximadamente 200 quilômetros de Curitiba. Quem vem do norte deve passar por Jaraguá do Sul e prosseguir pela SC-110.
Leia mais
Blumenau: como chegar e o que fazer no Vale Europeu de SC
Balneário Camboriú: o que fazer, onde se hospedar e tudo sobre a Dubai brasileira