Apesar da pouca idade, eles já têm muito em comum: começaram aos seis anos no futsal do Figueirense, têm seus maiores ídolos no Barcelona – Neymar e Lionel Messi -, são destaques em suas categorias e orgulho da família. Até o mês de aniversário é o mesmo, abril. Agora, há mais um laço que os une: Gustavo Lepiani, de 13 anos, e Marcel de Liz, 9, são os grandes vencedores do Peneirinha Head & Shoulders.
Continua depois da publicidade
Até o ano passado, quando Gustavinho, como é chamado pelos amigos, ainda se dividia entre salão e campo, era normal que se encontrassem nos fins de semana de jogos e torcessem um pelo outro no futsal. Não foi diferente durante o Peneirinha, quando tiveram que enfrentar mais de mil concorrentes vindos de todo o Estado.
Depois de seletivas em Blumenau, Joinville e Florianópolis e uma etapa final na Capital, ficaram entre os 16 melhores de suas categorias. Mas a maior surpresa ainda estava por vir: por sorteio, foram escolhidos para receber o principal prêmio da competição: R$ 10 mil ou um ano de escolinha de futebol com todas as despesas pagas. Ambos optaram pelo dinheiro, que pretendem investir em roupas de futebol e aparelhos tecnológicos.
Marcel estreou no futebol de campo na própria seletiva e, pela falta de experiência, se surpreendeu com o resultado.
– Não achei que fosse passar da primeira fase porque era a minha primeira vez jogando no campo. Quando falaram meu nome, fiquei muito feliz – conta o pequeno fã de Neymar, que atuou como lateral-direito.
Continua depois da publicidade
Já Gustavinho estava em sua segunda edição do evento e se consolidou como goleador: fez três gols e deu uma assistência na etapa final.
– No ano passado já tinha ficado entre os 16, mas esse ano foi mais difícil. Tive que apresentar mais atitude em campo, mostrar o meu jogo – diz o canhoto, que se espelha no argentino Lionel Messi.
Os dois jovens prodígios não são de muitas palavras, mas é só dar uma bola que os garotos se soltam. O negócio deles é mesmo jogar bola, os comentários ficam para os pais corujas.
– O Gustavo é muito determinado, leva o treino a sério, já tem a admiração dos outros treinadores. Durante o Peneirinha, todo mundo queria ele para o time – elogia o pai, José, que chorou ao ouvir o nome do filho entre os selecionados.
Continua depois da publicidade
– Marcel é muito esforçado e competitivo. Não tem medo de entrar em ação, só não gosta de perder. Fica bravo quando o time está perdendo, corre o dobro para reverter o placar – orgulha-se o outro pai coruja, Marcelo.
Com a conquista no Peneirinha, eles sabem que os meninos estão mais perto do maior sonho: virarem jogadores profissionais.
Duas vezes campeão
Vencer um prêmio do Peneirinha Head &Shoulders já seria bom. Mas para João Ventura, de 13 anos, o gostinho foi ainda melhor. Além de um passaporte para entrar com a Seleção Brasileira em um jogo, o jovem meio-campista recebeu o prêmio de melhor em sua categoria – de 11 a 13 anos. Uma validação importante depois de duas semanas cheias de empecílios.
Na semana em que ia disputar a seletiva de Florianópolis, João foi dispensado do sub-13 do Figueirense, onde jogava há mais de um ano. Com garra de gente grande, o menino foi forte para encarar os dois dias de testes depois da notícia. Não classificado, ele não teve dúvidas e foi para Blumenau, para a peneira no fim de semana seguinte.
Continua depois da publicidade
– Chegaram a me dizer que se eu não passei aqui não deveria nem tentar lá, mas isso nem passou pela minha cabeça. Assim que recebi a resposta planejei ir – disse.
O esforço valeu a pena e, depois de fazer bonito em sua segunda participação no Peneirinha, João conquistou uma vaga nos 16 melhores da categoria. Depois, um troféu para colocar na sua já crescente coleção. Agora, jogando pelo Triunfo – em que atua desde os cinco anos – e pelo Avante em Florianópolis, ele já projeta o segundo prêmio que recebeu do Peneirinha: conhecer a Seleção. O passaporte que é válido até 2015 permite que ele leve um acompanhante, que provavelmente será o tio, louco por futebol. Focado, o futuro craque já sabe qual será a primeira coisa que fará ao conhecer seus ídolos dentro do gramado:
– Quero tirar fotos com Neymar, Oscar e Fred e falar com todos eles.
Confira o vídeo com os três vencedores: