O Campeonato Mundial de Atletismo começará neste sábado (13), em Tóquio, no Japão. A competição reúne os melhores atletas do mundo e, entre eles, estão três atletas representantes de Santa Catarina. No total, a delegação do Brasil participará com 20 homens e 27 mulheres.

Continua depois da publicidade

Veja imagens de alguns convocados pelo Brasil no Mundial de Atletismo 2025

Representando o estado de Santa Catarina, Daniella Lorenzon estará na prova de lançamento de dardo, representando a União Catarinense de Atletismo, de São José, município da Grande Florianópolis. Além dela, na marcha atlética, competirão os atletas Matheus Corrêa, da Associação de Atletismo de Blumenau, e Mayara Vicentainer, pelo Instituto Atletismo de Balneário Camboriú.

Guia do Mundial de Atletismo: O que é, onde assistir, datas e brasileiros

— Para a Federação Catarinense de Atletismo é um orgulho ter três atletas na maior competição do mundo ao lado das olimpíadas. Estamos muito bem representados e muito feliz em estar no evento que é a maior competição do mundo — celebra o presidente da Federação Catarinense de Atletismo, Daiane Gamboa.

Conheça os representantes de SC que participarão do Mundial de Atletismo 2025

Daniella Lorenzon, de São José

Natural de São Paulo, Daniella Mieko Nisimura Lorenzon, competirá na prova de lançamento de dardo, orientada pelo técnico Marcelo Lima, da União Catarinense de Atletismo (SC).

Continua depois da publicidade

Mundial de Atletismo 2025
Catarinense Daniella Lorenzon, de São José, competirá no Mundial de Atletismo 2025 (Foto: Reprodução, redes sociais)

Segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o recorde pessoal da atleta é de 60,27 metros pelo Super Desafio CBAt / CPB 2025 de Lançamentos (Categoria D), em 2025.

A catarinense conquistou a medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano de Atletismo, neste ano, na Argentina, marca que superou após competir em 2017, quando ficou em quarto lugar. Além disso, é bicampeã brasileira (2024 e 2024).

A etapa de qualificação do lançamento de dardo está marcada para 19 de setembro, sexta-feira, a partir das 19h30min (de Brasília), enquanto a final deve ocorrer no sábado (20), a partir das 9h.

Matheus Corrêa, de Blumenau

Matheus Gabriel de Liz Correa, de 26 anos, competirá na marcha atlética, pelos 20 e 35 quilômetros. O atleta foi revelado em Blumenau, sob orientação do treinador Ivo da Silva. Sua trajetória é marcada por títulos e recordes em competições nacionais e internacionais.

Continua depois da publicidade

Catarinense Matheus Corrêa representará o Brasil no Mundial de Atletismo 2025
Catarinense Matheus Corrêa competirá a modalidade de marcha atlética (Foto: Divulgação, Confederação Brasileira de Atletismo)

Entre as principais conquistas recentes estão o ouro nos 20 quilômetros do Campeonato Ibero-Americano de 2024, em Cuiabá, quando igualou um recorde da competição que estava em vigor desde 2002. Além disso, a vitória nos 35 quilômetros da Copa Brasil de 2025, em São Paulo, que garantiu vaga para a Copa Pan-Americana de Marcha, no Equador.

O marchador também já participou de duas edições dos Jogos Olímpicos. Estreou em Tóquio 2020, quando completou a prova dos 20 quilômetros em 46º lugar, e voltou a competir em Paris 2024, desta vez terminando em 39º. A expectativa de Matheus para o Mundial é de consolidar ainda mais seu espaço entre os melhores marchadores do mundo.

A marcha atlética será disputada em circuito urbano ao redor do estádio, com as provas dos 35 km programadas para o dia 13 de setembro, às 19h30min, e os 20 km no dia 20.

Mayara Vicentainer, de Balneário Camboriú

A atleta e treinadora Mayara Luize Vicentainer, de 34 anos, competirá os 35 quilômetros de marcha atlética, no dia 13 de setembro, pelo Instituto Atletismo de Balneário Camboriú. Ela lidera o ranking brasileiro do esporte na categoria e é treinada por Diogo Dias Gamboa.

Continua depois da publicidade

Mundial de Atletismo 2025
Mayara Vicentainer, de Balneário Camboriú, competirá no Mundial de Atletismo 2025 (Foto: Reprodução, redes sociais)

Segundo a CBAt, a melhor marca pessoal de Mayara nos 35 quilômetros é de 3h02min46s. O resultado foi alcançado na Copa Brasil Loterias Caixa Marcha Atlética, em 2024, competição que é bicampeã.

Conheça os brasileiros no Campeonato de Atletismo

Suas últimas competições foram no Atletismo Brasil Challenger, em Bragança Paulista (SP), onde teminou na primeira posição dos 5 quilômetros e o Campeonato Brasileiro, em São Paulo (SP), em que conquistou o bronze pelos 35 quilômetros de marcha atlética. Este último foi sua primeira vitória em Campeonatos Nacionais.

Além disso, a catarinense foi Medalhista de prata no Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética em 2020, pelos 50 quilômetros, em Lima, no Peru. Em 2024, conquistou o ouro pelos 5 quilômetros do Campeonato de Lisboa, em Portugal. No Pan-Americano 2025, a atleta foi a melhor brasileira e terminou na sexta posição da mesma categoria, em 3h 08min e 02s.

Confira os brasileiros que estão no Mundial de Atletismo 2025

Sobre o Mundial de Atletismo

O Campeonato Mundial de Atletismo de 2025 será realizado em Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro. Será a 20ª edição da competição e a será a terceira vez que o país sedia o evento, após edições em 1991 e 2007.

A maioria das competições ocorrerão no Estádio Nacional do Japão, palco dos Jogos Olímpicos de 2020, com capacidade para 68 mil espectadores. Estarão presentes cerca de 2 mil atletas, de 200 países, para disputar provas de pista, campo e marcha atlética.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

A delegação brasileira contará com 20 mulheres e 27 homens, de 15 estados diferentes, além do Distrito Federal. Os destaques do Brasil são os medalhistas Olímpicos e mundiais Alison dos Santos, que competirá nos 400 m com barreira e no revezamento 4×400 m, e Caio Bonfim, para os 20 km e 35 km da marcha atlética.

Além deles, e de Matheus Corrêa, outros dois atletas de Santa Catarina também representarão o país. Mayara Vicentainer, do Instituto Atletismo de Balneário Camboriú, também estará na marcha atlética. Já no lançamento de dardo, Daniella Lorenzon representará a União Catarinense de Atletismo, de São José, município da Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Leia também

Catarinense brilha na Seleção Brasileira sub-21 de vôlei e mira equipe adulta

Centrais do Brasil são destaques no Mundial de Vôlei Feminino 2025

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão