Fotos, vídeos, músicas: nunca produzimos tantos arquivos quanto na era dos smartphones. Mas onde guardar tudo isso?

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de tecnologia

Disquetes e CDs já foram extintos. Pendrives e HDs externos sobrevivem, mas o serviço que mais cresce é o do armazenamento em nuvem, com direito a backup instantâneo de informações, compartilhamento e edição colaborativa – para acessar arquivos de qualquer lugar, com qualquer dispositivo.

Continua depois da publicidade

Por isso, listamos os cinco principais, descrevendo seus prós e contras. Confira:

Dropbox

É um dos serviços de armazenamento mais populares da internet. No plano gratuito, oferece 2 GB. O usuário pode ampliar a capacidade, divulgando o serviço para outros – a cada convite enviado, ganha mais 500 MB de espaço.

Prós: a interface é simples e fácil de usar. Ele é compativel com várias plataformas, como Windows, Linux, Andoird e iOS. Com ele, é possível compartilhar arquivos com qualquer pessoa.

Contras: ao contrário de diversos concorrentes, não possui ferramentas de edição. Ou seja, o usuário não pode modificar o arquivo de forma direta.

iCloud

É o sistema de armazenamento exclusivo para usuários de dispositivos Apple. O sistema oferece 5 GB no plano gratuito. No último mês, foi foco de polêmica no caso do vazamento de fotos íntimas de atrizes famosas.

Continua depois da publicidade

Prós: serviço sincroniza fotos e aplicativos dos aparelhos e dados do iTunes.

Contras: é que ele é exclusivo para usuários Apple e não permite compartilhamento com outras plataformas. O sistema não tem compatibilidade com Android e Windows Phone.

OneDrive

Na metade deste ano, a Microsoft mais que dobrou o espaço de armazenamento gratuito e baixou os preços dos planos pagos em 70%. Os usuários do serviço gratuito têm 15 GB de espaço para guardar seus arquivos.

Prós: o sistema tem sincronização automática de fotos, permite compartilhamento de arquivos e edição com o pacote Office.

Contras: não é compatível com Linux.

Google Drive

O serviço de nuvem do Google é um dos melhores no quesito custo-benefício. O plano mensal de 1 TB custa US$ 9,99. No plano gratuito, o usuário dispõe de 15 GB de espaço.

Continua depois da publicidade

Prós: o serviço permite compartilhamento de arquivos e edição colaborativa, em que mais de um usuário pode mexer nos arquivos. O Drive suporta diversos tipo de arquivo, inclusive a extensão nativa do Photoshop.

Contras: não é compatível com Linux, nem com Windows Phone.

Amazon Cloud Drive

O serviço da Amazon disponibiliza 5 GB no plano gratuito. Ele é compatível com Windows, iOS, Android e Mac.

Prós: é a integrado ao player de música da Amazon – o serviço armazena as músicas compradas pelo site.

Contras: o sistema de backup online não permite o compartilhamento de arquivos, nem edição colaborativa.

Continua depois da publicidade