Florianópolis é um dos destinos mais procurados para quem quer passar a temporada na praia no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a capital catarinense esteve entre as cinco cidades nacionais mais procuradas no Natal e no Réveillon 2021/2022. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Conhecida como Ilha da Magia, Floripa realmente encanta seus visitantes. Oficialmente, a Prefeitura de Florianópolis divulga que há 24 praias na cidade, mas algumas pessoas chegam a dizer que se contar bem direitinho cada cantinho conhecido como uma praia diferente na cidade, chegam a quase 100 praias. 

> A ponte Hercílio Luz

A verdade é que são muitas praias lindas, desde o sul da Ilha, como as praias dos Açores, Morro das Pedras, Ribeirão da Ilha e Armação, até o norte da Ilha, como as famosas praias de Jurerê, Praia Brava, Canasvieiras e Ingleses. 

Continua depois da publicidade

> Benzedeira de Florianópolis: tradição renovada pela internet

> Filme apresenta a história não contada da colonização negra em Florianópolis

Confira curiosidades sobre o aniversário de Florianópolis

Praias para todos os gostos

Opções não faltam de praias na capital catarinense e tem para todos os públicos. Para quem quer uma praia mais badalada, sem dúvidas, Jurerê Internacional é destaque. A praia conta com infraestrutura, restaurantes, beach clubs e estacionamento. Agora para quem quer uma praia para ir com a família e acampar, a Praia da Daniela pode ser uma boa opção.

> Lagoinha do Norte e Praia da Solidão: refúgios naturais com mar calmo em Florianópolis

Para os surfistas, no sul da Ilha, as praias mais procuradas são Morro das Pedras, Armação, Matadeiro e Lagoinha do Leste. No leste da Ilha, as praias da Joaquina, Campeche, Praia Mole, Galheta, Barra da Lagoa e Moçambique possuem os melhores picos de surfe. Já no norte da ilha, as melhores ondas quebram nas praias do Santinho e Brava.

> Quais as melhores praias de Florianópolis dependendo da direção do vento?

> Floripa além do Costão do Santinho: saiba o que visitar na Ilha durante sua estadia

Ilha do Campeche: o caribe catarinense

A Ilha do Campeche também não poderia deixar de ser citada. Conhecida como o caribe catarinense, a ilha é um verdadeiro santuário ecológico e sítio arqueológico. Tanto é verdade que a Ilha do Campeche foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por seu conjunto de inscrições rupestres de 5 mil anos. Para visitá-la é preciso ir de barco. Chegando lá, o turista conta com restaurantes e opções de mergulhos para fazer nas águas cristalinas. 

> Ilha do Campeche, em Florianópolis, é um paraíso no meio do mar

> Medusa gigante rara aparece na ilha do Campeche em Florianópolis; assista ao vídeo

Dunas e Standboard 

Quem quer ver as dunas, a Praia da Joaquina e os Ingleses são boas pedidas. Nas dunas da Joaquina é possível alugar pranchas de Standboard e descer as dunas nelas. A atividade agrada as crianças e os mais aventureiros. Agora para os mais românticos, a dica é ver o pôr do sol de cima das dunas e apreciar a paisagem e a boa companhia. 

Continua depois da publicidade

Rota gastronômica e arquitetura açoriana

Para quem quer comer aquele peixe fresco, ostra e camarão no sossego da beira da praia e aproveitar o visual, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Ribeirão da Ilha e Coqueiros são praias conhecidas por suas orlas gastronômicas. 

> Conheça mais sobre o aconchego do Ribeirão da Ilha

> Santo Antônio de Lisboa: recanto marcado pela colonização açoriana

Além disso, Ribeirão da Ilha, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa merecem um destaque especial devido às casas de arquitetura açoriana que merecem ser visitadas. Nesses bairros, assim como na Lagoa da Conceição, é possível comprar e ver as rendas de bilro, tradicionais da Ilha de Santa Catarina. 

> Onde comer frutos do mar em Florianópolis

> Três bons motivos para ir à praia do Pântano do Sul, em Florianópolis

Costa da Lagoa

Ali pertinho da Lagoa tem a Costa da Lagoa. Somente é possível chegar na pequena comunidade de pescadorespescadeores por barco, que saem da Lagoa e do Rio Vermelho rotineiramente, ou por trilha – uma boa programação para os trilheiros de plantão. A trilha parte do Canto dos Araçás, próximo ao centro comercial da Lagoa da Conceição. O visitante leva cerca de duas horas até chegar ao pequeno vilarejo, onde há uma cachoeira e vários restaurantes de frutos do mar. 

> Rica gastronomia, natureza e uma perspectiva diferente de tempo na Costa da Lagoa, em Florianópolis

Continua depois da publicidade

Uma das trilhas mais famosas da ilha é sem dúvidas a trilha da Lagoinha do Leste. A praia fica no sul da Ilha de Santa Catarina, é uma das mais bonitas e selvagens praias da cidade, com acesso apenas a pé ou por barco. As trilhas atravessam trechos de densa Mata Atlântica, partindo da Praia do Matadeiro (de duas a três horas) ou da Praia do Pântano do Sul (cerca de 90 minutos). 

> A natureza da Costa da Lagoa

Ali no sul da ilha há também a trilha que leva à Praia dos Naufragados. O trajeto leva cerca de uma hora e sai da Caieira da Barra do Sul. A Praia dos Naufragados possui restaurantes simples que abrem na temporada de verão. É possível retornar de barco para a Caieira.

> Cinco lugares incríveis e pouco conhecidos para curtir o verão em Florianópolis

Diversas opções de trilhas

Há ainda outras opções de trilhas na ilha, muitas delas ligando os costões das praias, como a do costão da Praia Brava e Ingleses, do Ingleses e Santinho, do Santinho e Moçambique e da Praia da Barra da Lagoa e Praia Mole. Nessa última, passa-se pela Ponta do Gravatá, onde é possível fazer escalada, rapel e tirolesa. O Costão das Aranhas, com acesso pela Praia do Santinho, também oferece boas condições para a prática dessas atividades. 

> Trilhas de Florianópolis: 9 trajetos para visitar no verão em SC

> Conheça a trilha aquática do Rio Vermelho, em Florianópolis

Centro histórico de Florianópolis

O Centro Histórico de Florianópolis relembra através da arte e da arquitetura a história da Capital
O Centro Histórico de Florianópolis relembra através da arte e da arquitetura a história da Capital (Foto: Cristiano Andujar, reprodução)

Voltando a falar de comida, no Centro de Florianópolis, há o Mercado Público, que conta com opções de comércios, bares e restaurantes para os visitantes. Aliás, o Centro de Florianópolis é um lugar da ilha que vale a pena ser visitado, pois reúne uma série de construções de importância histórica. 

Continua depois da publicidade

A Catedral Metropolitana, de 1753, é um dos monumentos mais visitados da capital catarinense. A construção possui um belo acervo de arte sacra, órgão de tubos alemão e carrilhão principal com cinco sinos. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

> Nossa Senhora da Cabeça, sino de toneladas e mais: audioguia conta a história da Catedral de Florianópolis

Logo em frente da Catedral, temos a Praça XV de Novembro, onde fica a figueira centenária. É um ótimo lugar para leitura de um bom livro. Durante a semana, bandas tocam músicas ambientes na praça e feirinhas de artesanato são realizadas.  

> Painel em Florianópolis homenageia poeta Cruz e Sousa e chama atenção para seu legado

Logo ao lado é possível ver o Palácio Cruz e Souza, construído no século XVIII; o Teatro Álvaro de Carvalho; a casa em que nasceu o famoso pintor Victor Meirelles e também a Casa da Alfândega, onde são vendidos artesanatos e produtos coloniais de todo o estado.

Continua depois da publicidade

> Novo museu de Florianópolis abre as portas; veja valores e detalhes

“O Baile Místico de Meyer Filho” tem autoria do artista Rodrigo Rizo, assistência de Tuane Ferreira e produção de Victor Moraes – (Foto: Sandra Puente/Dois Clicks Fotografias)
O catarinense Ernesto Meyer Filho é o novo rosto a ilustrar a lateral de um prédio no Centro de Florianópolis
O catarinense Ernesto Meyer Filho é o novo rosto a ilustrar a lateral de um prédio no Centro de Florianópolis – (Foto: Nilva Damian/Dois Clicks Fotografias)
O mural está localizado na rua Felipe Schmidt
O mural está localizado na rua Felipe Schmidt – (Foto: Nilva Damian/Dois Clicks Fotografias)
Mural em homenagem a Cruz e Sousa
Mural em homenagem a Cruz e Sousa – (Foto: Leo Munhoz)
Mural em homenagem a Franklin Cascaes
Mural em homenagem a Franklin Cascaes – (Foto: Arte de Thiago Valdi)
Mural
Mural “Natureza do Desterro” – (Foto: Tunai Arozi)
Mural em homenagem a Mário Mariano de Assis e sua esposa Elza
Mural em homenagem a Mário Mariano de Assis e sua esposa Elza – (Foto: Marcelo Pimentel)

Avenida Beira-Mar Norte

Florianópolis oferece lugares com belas paisagens, infraestrutura e espaços para a prática de exercícios. A Avenida Beira-Mar Norte é onde os corredores, ciclistas e quem quer dar uma caminhada se encontram. O amplo calçadão de 7km possui iluminação noturna e conta com academias ao ar livre para os visitantes e moradores. Além disso, a avenida possui lojas, restaurantes, bares, bancos, shopping centers e vida noturna agitada. 

Leia também

Da descrença ao orgulho: há dois anos, ponte Hercílio Luz era reaberta em Florianópolis

Aniversário de Florianópolis: as curiosidades do feriado e a polêmica sobre o nome da cidade

Marina da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, terá beach clubs, mercado e áreas de esportes; veja fotos

Continua depois da publicidade