Um dia após confirmação da candidatura da democrata Hillary Clinton, o senador Marco Rubio anunciou, nesta segunda-feira, que está concorrendo à candidatura republicana à presidência dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
As eleições primárias dos EUA irão ocorrer no início de 2016, enquanto as presidenciais estão marcadas para novembro.
Abaixo, veja, em vídeo, o que os editores de ZH Luiz Antônio Araújo e Rodrigo Lopes têm a dizer sobre os candidatos, e um perfil de cada um.
Leia as últimas notícias sobre Mundo
Continua depois da publicidade
MARCO RUBIO
Filho de imigrantes cubanos, o senador conservador pela Flórida (sudeste) de 43 anos oficializa sua candidatura às 22h GMT (19h de Brasília) em um ato em Miami. Rubio disse a colaboradores que se sente “singularmente qualificado” para convencer seu partido de que defenderá o sonho americano e que buscará a presidência como um candidato da nova geração, para se diferenciar de outros postulantes, como a democrata ex-secretária de Estado Hillary Clinton ou o ex-governador republicano da Flórida Jeb Bush.
Eleito ao Senado em 2010 na onda do movimento ultraconservador Tea Party, Rubio teve uma ascensão política meteórica, o que o tornou favorito de certos setores republicanos, embora nas pesquisas esteja atrás de outros candidatos do partido mais conhecidos, como Bush.
Se for eleito, se tornará o primeiro presidente de origem latina nos Estados Unidos.
Antes de Rubio, já confirmaram suas candidaturas para a indicação republicana seus colegas no Senado Ted Cruz, também de origem cubana, e Rand Paul.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias do dia
HILLARY CLINTON
Após o anúncio da candidatura no domingo, Hillary iniciou nesta segunda-feira sua campanha com uma viagem a Iowa, decidida a ganhar o coração dos americanos e se tornar a primeira mulher à frente da Casa Branca.
Deixando para trás sua imagem de ex-primeira-dama, senadora e secretária de Estado, Hillary Rodham Clinton, de 67 anos, partiu de Nova York a Iowa, mais de 1.600 quilômetros a oeste de Brooklyn, onde se encontra seu quartel-general de campanha, primeira etapa desta viagem ao interior profundo dos Estados Unidos.
Uma hora depois de ter pego a estrada para esta viagem surpresa a bordo de sua van de campanha chamada “Scooby”, o cachorro dos desenhos animados, a candidata democrata publicou uma foto no Twitter onde aparece junto a uma família da Pensilvânia com quem se encontrou em um posto de combustível.
Continua depois da publicidade
Foi com um vídeo em seu site hillaryclinton.com e depois no Twitter e no Facebook que Hillary Clinton oficializou no domingo sua segunda candidatura às primárias democratas, após sua derrota em 2008 para Barack Obama.
O tom da campanha foi apresentado neste vídeo, que não definiu um programa ou visão. Otimista, a produção está inteiramente consagrada à política econômica e social, sem uma palavra sobre política externa, e se concentra nas esperanças da classe média.
* AFP