Capital Catarinense dos Parques Urbanos e Capital Brasileira do Carvão. Esses são dois títulos concedidos a Criciúma, a maior cidade do Sul de Santa Catarina, e que demonstram as potencialidades do turismo no município.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Veja, a seguir, os pontos turísticos mais visitados do município:
Parques
Nos últimos anos, Criciúma tem se consolidado como uma cidade conhecida pelos parques urbanos. Ao todo são quatro. Esses locais são procurados pelas famílias de Criciúma e turistas aos fins de semana. Todos abrem das 5h às 22h e têm entrada gratuita.
O Parque das Nações, por exemplo, oferece um passeio gratuito em uma réplica de locomotiva da década. Lá, está instalado o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Já o Parque Prefeito Altair Guidi é onde está a sede da prefeitura e a famosa pista de skate, onde acontece o STU National.
Continua depois da publicidade
— É ponto de encontro, local de caminhadas e exercícios. Tem palco com shows no fim de semana. É como os parques das cidades grandes, onde as pessoas vão para conversar e passar o dia — explica o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Marcos Mendonça.
VÍDEO: Registro raro de peixe é feito por morador em praia de SC
Localizado no distrito do Rio Maina, o Parque dos Imigrantes tem um casarão que abriga a atafona, um equipamento tradicional utilizado pelos colonizadores para produção de farinha de milho. Outra atração é o Parque Astronômico Albert Einstein E=mc², procurado pelos visitantes especialmente à noite quando há observação gratuita da lua nos telescópios.
Mina de visitação
Criciúma abriga a única mina de carvão aberta ao público em toda América Latina e uma das poucas do mundo. Administrada pela Satc em parceria com a prefeitura, a Mina de Visitação Octávio Fontana conta parte da história da extração carbonífera no município.
Nas segundas-feiras, o local abre para visitantes das 14h às 18h. Já de terça-feira a domingo, o horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Continua depois da publicidade
Fotos antigas revelam como era o Farol de Santa Marta no século passado
Estádio Heriberto Hülse
Criciúma é a terra do Tigre. Por isso, o Estádio Heriberto Hülse também é um dos pontos turísticos mais visitados no município. Com capacidade para pouco mais de 19 mil torcedores, o espaço foi inaugurado em 1955 no bairro Comerciário e já recebeu grandes competições, como a Copa Libertadores da América de 1992.
É possível visitar o Majestoso, como é carinhosamente chamado, por meio de agendamento diretamente com a secretaria do clube pelo telefone (48) 3046-7550.
Mirante
Inaugurado em novembro de 2023, o Mirante Realdo Santos Guglielmi proporciona uma uma visão área em 360º de Criciúma. Sua estrutura de concreto possui aproximadamente 30 metros de altura e conta com elevador panorâmico.
Saiba quando visitar o Farol de Santa Marta em Laguna sem agendamento
O local é aberto todos os dias, das 9h às 21h, e fica próximo ao Parque Astronômico. A entrada custa R$ 10, mas estudantes e idosos não pagam.
Continua depois da publicidade
Museus
Para quem quiser se aprofundar na história de Criciúma, a cidade conta com dois museus: Museu Augusto Casagrande, também chamado de Casarão, e a Casa do Ferroviário. Ambos têm entradas gratuitas.
— No museu, há relíquias principalmente da família Casagrande, que doou o prédio para a prefeitura, além de outros objetos antigos de Criciúma. Lá, tem uma pessoa à disposição para contar um pouco da história da cidade e da família — destaca Mendonça.
Pônei, coelhos e patos viram atração em parque de Criciúma
Já a Casa do Ferroviário foi abrigo para agentes ferroviários na década de 1920, depois se tornou residência para a família desses profissionais e hoje é um memorial. Um dos seus principais atrativos é uma exposição fotográfica da Estação Ferroviária.
Veja fotos dos pontos turísticos de Criciúma
Continua depois da publicidade
Leia mais
FOTOS: Casas de pedra mantêm viva a história da imigração italiana no Sul de SC
Três destinos românticos para conhecer no Sul de Santa Catarina