Embora ainda distantes da posse da maioria das pessoas, os carros elétricos já são realidade na vida de quem trafega por Joinville. Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC), a maior cidade do Estado possui 1.448 automóveis elétricos e híbridos em circulação.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
A principal diferença com os carros a combustão está no motor. Enquanto os veículos a combustão queimam combustível para fazer a tração do veículo, o elétrico tem motor que utiliza eletricidade para fazer a tração.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Por veículos eletrificados, entende-se os automóveis em três tipos: veículos elétricos híbridos, que rodam com motor a combustão, mas possuem bateria sem plug-in; veículos elétricos híbridos plug-in, que possuem motor a combustão e bateria recarregável na tomada; veículos elétricos 100% a bateria, que só possuem motor a bateria recarregável na tomada.
Continua depois da publicidade
Veja fotos de carros elétricos e híbridos populares em Joinville
Os elétricos e híbridos de Joinville
De acordo com os números do Detran, há 243 veículos elétricos entre fonte externa e interna em Joinville. O modelo mais popular é o BYD Dolphin, com 55 em circulação. No site da montadora chinesa, os veículos estão custando a partir de R$ 149,8 mil.
Já híbridos, há 1.205 circulando pela cidade, entre diesel/elétrico, gasolina/álcool/elétrico, gasolina/elétrico, híbrido e híbrido plug-in. O modelo mais popular é o Toyota Corolla Cross XRX, com 179. No site da montadora japonesa, os veículos estão custando a partir de R$ 190,2 mil.
Estações de carregamento de elétricos
Para recarregar os veículos em casa, é preciso a instalação de um carregador, que exige conexão de cabos com a rede elétrica do local, e a fixação de um equipamento em parede ou totem.
Continua depois da publicidade
Em Joinville, há alguns lugares conhecidos que possuem a ferramenta. Motoristas podem recarregar automóveis em shoppings, restaurantes, supermercados e em postos de gasolina que possuem estação de carregamento.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Vacinação contra a dengue não avança como o esperado no Norte de SC: “Poderia ter encerrado”
Apreensões de animais silvestres aumentam 40% em 2024 e desafiam autoridades em SC
Apartamento dos “Jetsons”: como é morar em um dos prédios de luxo mais inteligentes de SC