Em meio ao acervo de 65 mil títulos, a Biblioteca Municipal Fritz Müller, de Blumenau, guarda “preciosidades” para os amantes da leitura e da história. São os curiosos livros mantidos pela equipe da prefeitura. Veja abaixo, em fotos e vídeo, quais são os seis exemplares fora do comum encontrados no local.
Continua depois da publicidade
Como pegar um livro emprestado em Blumenau
Se você achou os livros interessantes e quer levar para casa, uma observação importante: isso obviamente não é possível. Por serem livros raros e históricos, os exemplares são mantidos como verdadeiros tesouros na biblioteca. Porém, quem fizer o roteiro para conhecer o espaço pode ver a maioria deles em exposição (exceto o assinado pelo Dr. Blumenau e de Charles Darwin).
> 10 fotos inéditas mostram como era Blumenau no início da colonização
Por enquanto, o passeio cultural não é possível por conta da reforma que está sendo feita no prédio que abriga a biblioteca e o Arquivo Histórico. Para pegar (outros) livros emprestados, é necessário fazer uma carteirinha, que possui taxa semestral. Com a pandemia do coronavírus e a obra, a organização da equipe é a seguinte:
- Acesse o site e escolha o livro que quer;
- Ligue para a biblioteca (47 3381-6787) ou mande um e-mail (biblioteca.smc@blumenau.sc.gov.br; emprestimo.smc@blumenau.sc.gov.br) para avisar qual livro deseja;
- A equipe vai procurar o exemplar e retornar para que um horário seja marcado;
- Na data combinada, vá à sede da Secretaria Municipal de Cultura, a Fundação Cultural, na sala Pedro Dantas, faça o cadastro e retire o livro;
- Para fazer a carteirinha ou renová-la, são necessários comprovante de residência e identidade. Professores, crianças com menos de 10 anos e aposentados não pagam. Estudantes pagam R$ 4 e comunidade em geral, R$ 6.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Programação especial
Por conta do Dia Nacional do Livro, comemorado nesta sexta-feira (29), a equipe da biblioteca pública preparou uma programação especial durante a semana para destacar, entre outros temas, a importância da escrita, da leitura, da contação de histórias e da cultura.
> Saiba como falar o nome das ruas de Blumenau
A maioria das atividades ocorreu virtualmente. Elas terminam nesta sexta, quando está programada a “hora da leitura” online, com a contadora de histórias Verena Pellis Kirsten. Clique aqui para saber mais.
Assista ao vídeo sobre os curiosos livros de Blumenau
Leia também
Onde nasceu Dr. Blumenau: conheça a cidade de Hasselfelde
Primeiro registro de uma grande enchente em Blumenau é achado na Alemanha
Finados: entenda a história da data celebrada no dia 2 de novembro
Como surgiu a BR-470? Rodovia nasceu do trajeto de mulas e do desejo pelo desenvolvimento