Você está decidido a comprar um imóvel? Então, detalhes podem ser determinantes para que o sonho não vire pelo avesso.
Continua depois da publicidade
O 7º Feirão da Casa Própria vem aí, de sexta-feira a domingo, no CentroSul, em Florianópolis. E se o dinheiro é contado, encontrar um imóvel, principalmente usado, sem algo de negativo, é mais difícil.
Não esqueça de verificar se o antigo ou atual morador paga as contas de luz, água e condomínio em dia. Quem chama atenção para isso é o doutor em economia e professor da Unisul Mauricio Andrade de Lima.
– Isso evita transtornos no futuro. Ninguém quer herdar contas que não são suas – esclarece.
Continua depois da publicidade
Conheça o bairro, vizinhos…
Caso seja um empreendimento na planta, pesquise o histórico da construtora. Não esqueça de visitar o imóvel em diferentes horários e prestar muita atenção no que acontece em volta dele. Converse com os vizinhos, informe-se sobre a rotina da região, o perfil dos moradores (e se combinam com o seu).
O diretor comercial de uma imobiliária, Marcos Alcauza, com 30 anos de experiência, recomenda:
– A pessoa tem de ter em vista que pode querer ou precisar vender o imóvel no futuro.
Valor de imóvel caiu pela metade
Marcos explica por que deve-se prestar atenção em aspectos valorizam ou desvalorizam o imóvel. Ele cita um apartamento cujo valor despencou de R$ 220 mil para a metade, apesar do bom tamanho e localização.
– Ele está no terceiro andar de um prédio sem elevador. Imagine uma pessoa idosa subindo tudo isso? Em um prédio desses, teria mais valor o primeiro andar ou o segundo, no máximo – detalha.
Continua depois da publicidade
Algumas dicas
1) Janelas do apartamento muito próximas as de vizinhos (compromete a privacidade)
Fotos Caio Marcelo
2) Apartamento sem sacada
3) Prédio sem elevador, nem acesso para pessoas com deficiência ou idosas
Outras desvantagens em imóveis
::: Em apartamentos com mais de 20 anos, o número de tomadas e a rede elétrica podem ser insuficientes para a carga de equipamentos eletrônicos da vida moderna.
::: Não ter suíte.
::: Vazamentos.
::: Problemas estruturais: construções feitas com materiais de construção de baixa qualidade, por exemplo.
O que valoriza
::: Boa localização (próximo a serviços de saúde, ao comércio, a paradas de ônibus e a áreas de lazer).
Continua depois da publicidade
::: Se for usado, melhor que seja amplo (novos estão cada vez menores).
::: Estrutura impecável (bom projeto de engenharia e materiais de construção de qualidade). Quem financia a compra pela Caixa conta com um engenheiro do próprio banco para a avaliação, já que o imóvel serve como garantia do negócio.
::: Sacada.
::: Acesso a pessoas com deficiência.
::: Vista bonita.
::: Suítes.
::: Claridade natural (entrada de luz do sol).
Na visita antes da compra
::: Converse com vizinhos. Informe-se sobre o valor do condomínio (se for o caso), dos problemas e benefícios da região.
::: Preste atenção. Perceba a movimentação dos vizinhos, se são barulhentos ou silenciosos, se há crianças, se há animais de estimação e veja se o perfil dos moradores combina com o seu.
Continua depois da publicidade
::: Verifique instalações hidráulicas. Abra torneiras, dê descarga nos vasos sanitários.
::: Abra e feche todas as portas e janelas e veja se funcionam bem.
::: Veja se o antigo ou atual morador é bom pagador. Se houver contas de luz, IPTU, água ou condomínio em atraso, você terá problemas.
7º Feirão da Casa Própria da Caixa
::: Nesta sexta-feira, sábado (10h às 22h) e domingo (10h às 18h), no CentroSul.
Fale conosco
Você tem alguma dúvida? A Hora pergunta aos especialistas. Escreva para redacao@horasc.com.br, ou ligue para (48) 3216-3960.
Especialista responde algumas dúvidas
As dúvidas a seguir foram esclarecidas pelo gerente regional de Construção Civil da Caixa Econômica Federal, Marcelo Luiz Moser.
Continua depois da publicidade
Sou funcionário público com uma boa renda mensal. Só que estou com o nome com restrição cadastral. Posso financiar um imóvel pela caixa?
Anônimo.
::: Resposta: Não. É necessário limpar o nome antes da assinatura do contrato. Caso contrário, o cadastro não é aprovado pela Caixa.
Sou autônoma e pretendo comprar um imóvel. Preciso levar o holerite ao Feirão para comprovar renda?
Elaine Esgraier, 31 anos, autônoma.
::: Resposta: Se quiser fechar negócio durante o Feirão, sim. Além disso, precisa dos extratos bancários dos últimos seis meses. Mas o ideal é que você faça, primeiro, simulações de crédito e que pesquise bem antes de assinar o contrato. Para isso, basta informar a renda. A comprovação só é necessária para fazer o contrato.
Continua depois da publicidade
Gostaria de retirar o meu FGTS para usar o dinheiro na construção da minha casa e, se possível, fazer um financiamento para a obra. Só que não sei se o meu construtor está regularizado. Consigo usar estes valores?
Luiz Carlos Silva, 36 anos, motorista.
::: Resposta: Precisa ter alvará de construção, projeto assinado por um engenheiro que se responsabilize pela obra e aprovado pela prefeitura, além de seguir exatamente o que consta no projeto (não fazer alterações, por conta). Se encaixando nestes requisitos, é possível tentar a retirada do FGTS e o financiamento, de acordo com suas condições de pagar.
Tenho uma casa para vender e gostaria negociá-la no Feirão, de forma independente (sem intermédio de imobiliária). É possível?
Continua depois da publicidade
Aristinandes Neves da Silveira, 64 anos, industriário.
::: Resposta: Não. Teria que falar com um dos 33 correspondentes imobiliários cadastrados no Feirão, que podem negociar o imóvel durante o evento.