O que era para ser apenas uma brincadeira entre uma família joinvilense, ganhou proporções inesperadas nas redes sociais na última semana. Natália Cassol Schmidt, 25 anos, gravou um vídeo despretensioso dos irmãos na praia de Itapema, no litoral catarinense, em forma de sátira por causa das roupas de inverno que um deles vestia enquanto estava no ambiente praiano. O que ela não imaginava é que, em poucas horas, o vídeo teria quase um milhão de visualizações em seu perfil e seria compartilhado também em outras redes sociais sob uma perspectiva diferente.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
No Instagram, uma página de humor divulgou as imagens comparando Ricardo Cassol Schmidt, 20 anos, que aparece no vídeo, com o personagem Sam, da série Atypical — interpretado por Keir Gilchrist. A publicação atingiu mais de 700 mil visualizações. Já no perfil da irmã Natália, no TikTok, o vídeo contava com 970,5 mil reproduções até esta terça-feira (15).
Assista ao vídeo:
https://www.tiktok.com/@natcassol/video/6957684125847391493Além de revelar a semelhança com o ator, o vídeo ainda trouxe à tona o talento do joinvilense e de seu irmão gêmeo, Artur Cassol Schmidt. A dupla formou um duo musical em 2019, o Casmidt, e já tem lançamentos até mesmo em plataformas digitais, como o Spotify.
Continua depois da publicidade
— Eu confesso que, de início, fiquei um pouco assustado [com a repercussão do vídeo]. É claro que o nosso trabalho, enquanto artistas, envolve exposição e queremos que as pessoas vejam, mas foi algo muito rápido e inesperado. Geralmente a gente se prepara e, dessa vez, foi assim… Eu com a minha cara ali — brinca Ricardo.
> Gêmeos de Joinville que viralizaram no TikTok lançam nova música
Quatro irmãos gêmeos que não são quadrigêmeos

Artur e Ricardo são filhos de Jair Osmar Schmidt e Tatiana Cassol. Mas as peculiaridades da família não param por aí. As duas irmãs mais velhas deles, Jordana e Natália, têm 25 anos e também são gêmeas.
— As pessoas geralmente acham que somos quadrigêmeos. Aí sempre temos que explicar e todo mundo fica impressionado. Antes a gente não achava nada demais, mas agora estamos acostumados e é até engraçado — explica Ricardo.
Música evidencia diferenças nas semelhanças
Ricardo conta que, ao longo dos anos, eles tentavam esconder, de certa forma, o fato de serem gêmeos.
Continua depois da publicidade
— Sempre chamamos atenção por sermos gêmeos, mas nunca quisemos chamar a atenção por isso. Sempre fizemos questão de fazer coisas separadas. Estudamos em salas separadas e fazíamos atividades diferentes, por exemplo. A gente evitava por causa das comparações — acrescenta.
_2.jpg)
No entanto, a paixão pela música acabou unindo ainda mais a dupla. Eles utilizaram as características semelhantes para também evidenciar suas diferenças e reverter o sentimento ao objetivo em comum.
— Nós temos a voz muito parecida, mas a região de voz cantada é diferente. Enquanto um tem a voz mais aguda, o outro tem mais grave. Então tínhamos dúvidas sobre isso dar certo, porque as pessoas não saberiam diferenciar — considera Artur.
> Joinville quer inclusão do Festival de Dança em eventos-teste do Estado
Artur e Ricardo perceberam que juntos poderiam chamar mais atenção do que separados e começaram a gravar os primeiros vídeos. Outra diferença é com relação aos instrumentos: enquanto Ricardo toca piano, Artur se dedica ao violão.
Continua depois da publicidade
— A gente não tem um padrão. Não gostamos de ter um principal e outro acompanhante. Nós dois cantamos, tocamos e é 50% cada um. A junção disso nos torna uma coisa só — reforça Artur.
Ricardo e Artur interpretam Baby Can I Hold You, de Tracy Chapman:
https://www.instagram.com/p/CPmV_gwHYfj/Música Golden, de Harry Styles:
https://www.instagram.com/p/CNOSamMHZN3/Guarda-roupa virou estúdio de gravação
Com poucos recursos no bolso, mas com muita vontade de tornar o sonho em realidade, os jovens não mediram esforços para dar início às primeiras gravações oficiais do duo. A família inteira foi convocada e cada um teve um papel importante nessa concretização – até o guarda-roupa virou estúdio de gravação.
— A gente precisou aprender toda a parte de produção, distribuição. Nos dedicamos muito. Gravamos todas as músicas dentro de um guarda-roupa porque tinha acústica melhor e lançamos a primeira música chamada “Sem Palavras”, no dia do nosso aniversário. A gravação foi bem difícil porque estava muito quente, não podia ligar o ar condicionado por causa do ruído — contam.
Continua depois da publicidade
Confira uma das músicas autorais do duo: Pensamentos a Mil
https://www.instagram.com/p/CPd9wtRn2i0/Atualmente, o duo já compôs sete músicas autoriais. Semanalmente, eles produzem vídeo e lives no canal, além de se dedicarem aos estudos musicais. Nesse contexto, até pandemia acabou cooperando para que Artur e Ricardo colocassem os projetos em prática.
Agora, a dupla espera trilhar o caminho profissional a partir da música e atingir mais pessoas por meio da arte.
— Tem a nossa alma em tudo isso. A gente gosta e a gente quer que mais pessoas se identifiquem —ressaltam.
Leia também:
> “Você lembra como é ter 10 anos?”, pergunta joinvilense em vídeo sobre menina grávida após estupro
Continua depois da publicidade
> Aglomeração em bar de Joinville ganha repercussão nacional após vídeo viralizar