De segunda-feira até quarta-feira, ZH apresenta os finalistas do 2º Prêmio RBS de Educação no Estado. A premiação deste ano vai contemplar projetos que incentivam a leitura entre crianças e adolescentes. Conheça os concorrentes na categoria Escola Pública.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre o Prêmio RBS de Educação

Michelle Brugnera Cruz Cechin

Continua depois da publicidade

Projeto Tapete Africano: um Encontro entre Crianças, Livros e Baobás

Escola Municipal de Ensino Fundamental América

Porto Alegre

Todos os dias, no início da tarde, uma turma da Escola Municipal de Ensino Fundamental América, em Porto Alegre, viaja para outro continente. A bordo de um tapete, a gurizada visita pontos turísticos, conhece histórias de pessoas e costumes dos longínquos países africanos. Guiados pela professora Michelle Brugnera Cruz Cechin, 25 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, todos entre seis e sete anos, sentam em roda para escutar a leitura de livros que trazem personagens e aventuras da África. A ideia do projeto Tapete Africano: Um Encontro entre Crianças, Livros e Baobás surgiu a partir da reação que os alunos tiveram ao assistirem uma animação que contava a história de um menino africano.

Inicialmente, Michelle juntou os livros que encontrou na biblioteca da escola sobre histórias africanas e colocou dentro de uma grande sacola pintada à mão. Depois, pediu aos alunos para pintarem um grande tapete que seria o local onde todos se juntariam para viajar pelas histórias de povos que tanto influenciaram a cultura brasileira. Todos os dias, um livro é sorteado e uma história é contada. Depois da leitura, é hora deles expressarem a aventura em textos, desenhos e pinturas.

Olga Neri de Campos Lima

Projeto A poesia como Porta de Entrada para o Prazer de Ler

Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Zorzi

Caxias do Sul

Quando entram na sala de aula da professora Olga Lima – batizada de Sala da Linguagem -, os alunos mergulham no universo das letras. Seja por meio de poemas grudados nas paredes, quebra-cabeças de poesia ou rodas de leitura, adolescentes do 6º e 7º anos conhecem a literatura por meio de atividades criativas. Eles participam do projeto A Poesia como Porta de Entrada para o Prazer de Ler.

Continua depois da publicidade

Entre as iniciativas do projeto, está a Blitz da Poesia, na qual duplas escolhem poemas e leem em voz alta para colegas menores. Depois, mostram onde o livro foi retirado, quem era o autor e contam um pouco sobre o poeta. Para trabalhar questões emocionais por meio da literatura, a professora apresentou a obra Lili Inventa o Mundo, de Mario Quintana, explorando as imagens e a história. Posteriormente, pediu para os alunos, assim como fez a personagem Lili, escreverem mudanças que fariam se pudessem reinventar o mundo.

Anderson Santos

Projeto A leitura da Prata da Casa

Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

Introduzir a literatura aos alunos por meio de conversas com o próprio escritor. Essa foi a ideia de um grupo de professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente do Rio Grande do Sul. Eles aproveitaram o interesse dos estudantes ao descobrirem que o professor de matemática Anderson Santos era também autor de livros para criar um novo projeto de leitura.

– Doei alguns exemplares do meu livro de contos para a biblioteca e diversos alunos me procuraram nas redes sociais e retiraram meus livros – conta Santos.

Continua depois da publicidade

O projeto A Leitura da Prata da Casa realiza atividades com alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, que estimulam tanto a leitura quanto a escrita a partir das obras do professor. Após adquirir mais exemplares do livro de contos (R)evoluções, de autoria de Santos, os professores começaram a levar os alunos à biblioteca para, em duplas, lerem as histórias. Eles são estimulados a fazer textos críticos e interpretativos sobre o que leram e a conhecer um pouco mais sobre o processo de escrita. Neste ano, ainda haverá um concurso literário com aqueles que se interessarem em escrever seus próprios contos ao longo do ano.

Como votar

– Acesse o site do prêmio: premiorbsdeeducacao.com.br

– Assista aos vídeos e escolha o seu finalista preferido

– A votação vai até 21 de novembro, quando ocorre a solenidade de premiação. Durante a cerimônia, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, serão anunciados os vencedores eleitos pelo voto de especialistas e os escolhidos pelo público