Quem entra na Schützenfest logo passa por eles: os 27 estandes de tiro montados na festa formam um corredor que atrai os visitantes logo na entrada do Parque de Eventos. Não é preciso ter conhecimentos para experimentar: as equipes de voluntários revezam-se para auxiliar os novatos e ensinar a todos a arte da pontaria. Na festa do atirador jaraguaense, todos têm vez para acertar o alvo.
Continua depois da publicidade
:: Confira mais notícias sobre a Schützenfest e a região de Jaraguá do Sul ::
Os estandes são uma das principais atrações da Schützenfest. Nos primeiros seis dias de festa, foram mais de 29 mil tiros disparados. O presidente da Associação de Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu, Wilson Bruch, é um dos responsáveis pela coordenação do espaço. Ele explica que todo visitante que quer atirar tem o acompanhamento de um voluntário e ninguém é deixado a sós com a arma na mão.
Continua depois da publicidade
Para animar a disputa, a cada dia um rei do tiro é eleito, recebendo um troféu. Porém, quem é bom na pontaria e acerta perto do alvo já tem direito à medalha. Como garantir um bom tiro? Wilson dá a dica: é necessário concentração e foco. Além disso, manter o corpo firme e controlar a respiração são fundamentais.
O presidente da associação explica que, hoje, mulheres e homens dividem igualmente os estandes. Crianças também gostam da brincadeira. A partir de oito anos, na companhia dos pais, é permitido que atirem.
O casal Deisi Schaldag e Mauro Rodrigues também investiu na pontaria. Mauro já é cativo dos estandes de tiro na festa, praticando todos os anos no evento. Já Deisi atirou pela primeira vez e gostou da brincadeira. Mais divertido, porém, é comparar os resultados e ver quem é o melhor atirador.
Se os estandes estão entre os espaços mais disputados da Schützenfest, ao longo do ano as sociedades lutam para manter viva a tradição. Wilson conta que uma das grandes dificuldades atuais é manter o interesse dos jovens pelo esporte. Por enquanto, os clubes têm conquistado os mais novos e mantido a tarefa de levar adiante o esporte.
Continua depois da publicidade
Quer atirar? Conheça as três modalidades oferecidas na festa:
Chumbinho
Compra-se a cartela com três alvos (R$ 4). Quanto mais próximo ao centro do alvo, maior a pontuação do atirador. Após o tiro, uma máquina faz a aferição eletrônica dos alvos e dá o resultado do quão preciso foram os disparos. São 19 estandes (dois deles reservados para os atiradores das sociedades) para essa modalidade, a mais procurada pelos visitantes.
Seta
São cinco estandes de seta. Nesta modalidade, também há venda de cartelas com três alvos. A distinção principal em relação ao chumbinho está na munição, que é comprida e tem cerdas na ponta final.
Tiro silhueta
Modalidade mais difícil entre as três oferecidas na festa, o tiro silhueta é voltado aos atiradores mais habilidosos. Não há apoio para a arma, o que eleva o nível de dificuldade. O alvo são cinco silhuetas de animais, que simulam uma caçada. O atirador tem direito a cinco disparos, pelo preço de R$ 4. Uma pessoa anota a precisão de cada tiro. Nesta modalidade, os atiradores trocam seu número de pontos por premiações. Wilson Bruch explica que é no tiro silhueta que a destreza dos atiradores é confirmada.