Passada a primeira fase do Campeonato Catarinense Fort 2022, além dos classificados e rebaixados, o torcedor também conhece os destaques de cada time. Artilheiros, ‘garçons’, melhores goleiros e treinadores ajudaram as oito equipes classificadas para as quartas de final a seguir sonhando com o título.
Continua depois da publicidade
Líder da primeira fase com 24 pontos, três pontos a mais que o segundo colocado Hercílio Luz, o Brusque é o time com o maior número de destaques individuais. Além de ter o artilheiro da competição, Alex Sandro, com nove gols, o clube do Vale do Itajaí ainda conta com o ‘garçom’ e camisa 10, Diego Jardel. Todo esse entrosamento da equipe vem de uma continuidade do trabalho. Desde 2019 a frente do quadricolor, Waguinho Dias conseguiu emplacar uma série invicta de oito jogos na atual edição do torneio.
Outro time com destaques positivos no campeonato é o Camboriú. Após ficar em segundo lugar na Série B do Catarinense de 2021 e conseguir a vaga na elite do futebol de Santa Catarina, o Tricolor Camboriuense fez bonito na atual edição e terminou a primeira fase na terceira posição. Jogadores como Bruno Mota, o artilheiro do time com cinco gols e o goleiro Gabriel Félix são os pilares do Cambura na bela campanha na competição.
Destaques individuais da primeira fase do Campeonato Catarinense Fort 2022
Os artilheiros
- Alex Sandro (Brusque)
O atacante Alex Sandro, do Brusque, finalizou a primeira fase da competição isolado na artilharia, com nove gols. O centroavante do quadricolor foi um dos pontos altos da equipe que encerrou a fase classificatória na liderança – O Bruque emplacou oito jogos seguidos sem derrota, sendo sete vitórias seguidas.
Continua depois da publicidade

- Diego Jardel (Brusque)
Também do Brusque, o experiente meia Diego Jardel se destacou com gols e assistências. O camisa 10 do líder do campeonato marcou quatro gols, além de contribuir com três passes para gols.

- Zé Vitor (Marcílio Dias)
O Marinheiro, que garantiu passaporte para as quartas de final ao vencer, fora de casa, a Chapecoense na última rodada. O grande responsável pela classificação da equipe de Itajaí foi o atacante Zé Vitor.
Continua depois da publicidade
Artilheiro do time com oito gols, o atacante encerrou a primeira fase da competição na vice-artilharia. Zé Vitor foi o responsável por 42% dos gols da equipe e é a grande aposta do Marinheiro para conquistar uma vaga nas semifinais – o adversário é o Camboriú.

- Bruno Mota (Camboriú)
A ótima campanha do Camboriú na primeira fase se deu, em boa parte, pelo bom desempenho do atacante Bruno Mota. Autor de 5 gols na fase classificatória, Bruno foi o artilheiro do time e garantiu preciosos pontos ao Cambura, que finalizou a primeira etapa da competição na terceira posição.
O Camboriú agora mede forças com o Marcílio Dias para tentar buscar uma das vagas na semifinal do Campeonato Catarinense Fort 2022.
Continua depois da publicidade

Os craques da capital
- Oberdan (Figueirense)
O meia Oberdan foi o grande destaque do Figueirense na primeira fase. Além de contribuir com dois gols e duas assistências, o camisa 8 do Furacão foi o motorzinho e o maestro do time durante a competição.
Oberdan também se destacou pelo bom desempenho nos clássicos. No primeiro jogo da temporada de futebol em Santa Catarina, foi o ponto forte do Figueirense na conquista da Recopa Catarinense, que veio em vitória sobre o Avaí, na Ressacada – Oberdan marcou dois dos três gols do triunfo alvinegro por 3 a 1.
> Torcedor inglês é apaixonado pelo Figueirense; conheça a história
Já no clássico pelo Campeonato Catarinense Fort 2022, onde o Figueirense goleou o rival por 4 a 1, Oberdan abriu o placar com um belo gol e ainda serviu Cleiton, no final do jogo, para fechar o placar.
Continua depois da publicidade

- Muriqui (Avaí)
No Avaí, o destaque foi o experiente atacante Muriqui, que já teve um bom desempenho com a camisa azurra na primeira passagem pelo clube, entre 2008 e 2010. Após atuar no futebol do exterior, o atacante retornou ao clube e foi protagonista, marcando três gols na primeira fase e sendo o principal jogador da equipe.
Aos 35 anos, Muriqui é a grande aposta do Leão da Ilha para lutar pelo bicampeonato catarinense. O time de Florianópolis encara, nas quartas de final, o líder da primeira fase, Brusque.

Os paredões
- Gabriel Félix (Camboriú)
Continua depois da publicidade
O Camboriú fez uma excelente campanha na primeira fase do Campeonato Catarinense Fort 2022, terminando essa etapa na terceira colocação. Muito desse desempenho se deve ao sólido sistema defensivo, liderado pelo goleiro Gabriel Félix.
O arqueiro do Camboriú sofreu apenas seis gols na primeira fase, em 11 jogos disputados, uma média de 0,54 por partida. Gabriel não foi superado pelos atacantes adversários em cinco oportunidades.

- Douglas (Avaí)
Apesar da campanha irregular na primeira fase, o Avaí conseguiu, na última rodada, garantir classificação para as quartas de final do Campeonato Catarinense Fort 2022. Um dos grandes responsáveis pela classificação foi o goleiro Douglas, que retornou ao clube em 2022 para se tornar uma das lideranças da equipe.
Continua depois da publicidade
Douglas foi vazado apenas 8 vezes em 10 partidas disputadas. Além disso, o goleiro lidera o ranking de defesas difíceis na competição (uma média de três grandes intervenções por partida, segundo dados do aplicativo Footstats). O goleirão também não foi vazado em quatro partidas na primeira fase.

O comandante
- Waguinho Dias (Brusque)
Técnico com inúmeras conquistas pelo Brusque, como o título da Série D do Campeonato Brasileiro de 2019, Waguinho Dias fez história (mais uma vez) no clube ao ser o primeiro técnico a emplacar sete vitórias seguidas.
Waguinho Dias, técnico reconhecido nacionalmente pelos bons trabalhos realizados, mais uma vez provou seu valor e fez os comandados do Brusque finalizarem a primeira fase na liderança do estadual.
Continua depois da publicidade

Confrontos das quartas de finais
- Avaí x Brusque – Domingo (13) – 18h30 – Ressacada – Florianópolis
- Brusque x Avaí – Sábado (19) – 16h30 – Augusto Bauer – Brusque
- Figueirense x Hercílio Luz – Sábado (12) – 16h30 – Orlando Scarpelli – Florianópolis
- Hercílio Luz x Figueirense – Domingo (20) – 18h30 – Aníbal Costa – Tubarão
- Marcílio Dias x Camboriú – Sábado (12) – 19h – Gigantão das Avenidas – Itajaí
- Camboriú x Marcílio Dias – Sábado (19) – 19h – Estádio das Nações – Balneário Camboriú
- Chapecoense x Concórdia – Domingo (13) – 16h – Arena Condá – Chapecó
- Concórdia x Chapecoense – Domingo (20) – 16h – Domingos Lima – Concórdia
Onde assistir aos jogos
Todas as partidas do Campeonato Catarinense Fort 2022 são transmitidas pela internet, através do site catarinensefort.tv. A plataforma é adaptável a qualquer tela – seja celular, tablet, computador ou Smart TV – e a transmissão é ao vivo e em alta qualidade.
O pacote de transmissão custa apenas R$149,90 e pode ser parcelado em até quatro vezes no cartão de crédito.
Para mais informações sobre o pacote de transmissão e formas de pagamento, clique aqui.
Leia também
Conheça os estádios do Campeonato Catarinense Fort 2022
Continua depois da publicidade
Esporte é aliado dos jovens durante a vida acadêmica
Stock Car traz mais tecnologia à temporada 2022 com patrocínio da Intelbras