Nesta segunda-feira (18), o aparecimento de centenas de “peixes-pênis” em uma praia na cidade de Rio Grande, na Argentina, movimentou as redes sociais. Apesar da aparência excêntrica, com um formato cilíndrico e uma cor rosada, o animal é amplamente vendido e consumido em alguns países asiáticos, como Japão e Coréia do Sul (onde é conhecido como gaebul).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Geralmente servidos cru — devido à elevada concentração de aminoácidos — e até mesmo se contorcendo, a iguaria é preparada com um molho apimentado a base de vinagre, sal, óleo de gergelim e gochujang (condimento picante). Antes de ser servido, o animal tem seu intestino retirado e sua carne lavada antes de ser fatiado para ir à mesa.

Alimento costuma ser servido com molho picante (Foto: Reprodução/Youtube)

De acordo com sites especializados em comida asiática, o animal tem uma textura semelhante a moluscos e um sabor descrito como “suave”, além de um toque adocicado e salgado ao mesmo tempo. Devido ao formato semelhante ao órgão genital masculino, o peixe-pênis é considerado um alimento com propriedades afrodisíacas nesses países.

Iguaria é fatiada e servida ainda cru aos clientes (Foto: Reprodução/Youtube)

Apesar do nome, os animais são na verdade vermes marinhos pertencentes ao grupo dos anelídeos. Conhecidos formalmente como Urechis unicinctuseles, eles podem chegar aos 30 centímetros de comprimento e servem de alimento para tubarões, lontras, gaivotas e outros peixes, sendo muito utilizados para a pesca.

Continua depois da publicidade

Animais são lavados e têm seus intestinos retirados antes de serem servidos (Foto: Reprodução/Youtube)

Além da aparição na Argentina nesta semana, milhares desses vermes foram encontrados também em uma praia na Califórnia, em 2019, viralizando nas redes sociais. Segundo pescadores, os peixes-pênis costumam se enterrar na areia, porém tempestades e ondas no oceano podem levá-los de volta à terra.

Centenas dos animais foram encontrados na costa da Argentina nesta segunda-feira (18) (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Veja mais imagens do peixe-pênis

Animal pode chegar aos 30 centímetros de comprimento (Foto: Reprodução/Twitter)
Geralmente, o peixe-pênis é servido vivo e ainda se contorcendo (Foto: Reprodução/Youtube)
Iguaria pode ser acompanha de diversos pratos e molhos (Foto: Reprodução/Youtube)

Assista vídeo do preparo da iguaria em mercado na Coréia do Sul

Leia também

Berbigão: cultivo do molusco em Santa Catarina

Baleia-jubarte: os saltos e as brincadeiras da gigante do oceano