Assim como era no meio empresarial, durante muitos anos o BlackBerry foi o celular dos líderes de Estado mais importantes do mundo. Os tempos mudaram e já não são tantos, sendo o mais famoso a continuar com a escolha o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. As marcas e modelos variaram bastantes.
Continua depois da publicidade
Veja quais aparelhos usam alguns dos principais presidentes e primeiros ministros do planeta. As informações são de reportagem feita pelo The Guardian com a ajuda de seus correspondentes em todo o mundo.
ALEMANHA

Foto: Patrik Stollarz / AFP
Continua depois da publicidade
O celular de Angela Merkel ficou mais famoso por ter sido espionado pela NSA do que pelo modelo escolhido. Ela usa um Nokia 6260 Slide, mas esse é o seu modelo pessoal. Para assuntos de Estado, a primeira-ministra usa um BlackBerry Z10 equipado com chip de encriptação da Secusmart.
ESTADOS UNIDOS

Foto: Chris Christie / AFP
Obama lutou para conservar seu BlackBerry pelo qual tinha tanto apreço, quando chegou à Casa Branca em 2009. Mesmo sob protstos de advogados do governo e do serviço secreto, conseguiu. “Vão ter que arrancar de minhas mãos”, disse à época. O aparelho teve que ser modificado, com encriptação intensificada, pela própria NSA. Cerca de três meses atrás, o presidente disse que não era autorizado a ter um iPhone por questões de segurança a um grupo de jovens.
RÚSSIA

Foto: Foto: Alexei Nikolsky / RIA-NOVOSTI
O presidente russo, Vladimir Putin, diz que não posssui celular. Em 2006, no entanto, afirmou que tinha muitos deles, mas que não usava nenhum pela falta de tempo e por preferir outros métodos de comunicação. Já em 2010, disse que não ter nenhum telefone.
Continua depois da publicidade
– Se eu tivesse um celular, ficaria tocando o tempo todo – reclamou.
Só que esse receio pode estar mais ligada à preocupação com a segurança, incutida nele desde seus tempos em que era espião da KGB. É de conhecimento geral que Putin também evita a internet. Em um documentário de televisão feito em 2012, apareciam apenas pastas vermelhas sobre sua mesa de trabalho, além de uma mesa de telefones beges antiquados.
FRANÇA

Foto: Kenzo Tribouillard / AFP
O presidente francês, François Hollande, não se separa de um iPhone 5, mas esse seria o aparelho apenas para uso pessoal. Teria sido com esse celular que ele trocou mensagens com a namorada, um relação extraconjugal, que levou ao fim do seu casamento. Para as questões da administração nacional, ele recebeu um telefone Teorem ultrasseguro, com alta capacidade de encriptação de dados.
COREIA DO NORTE

Foto: AFP PHOTO / KCNA VIA KNS
Há especulações sobre o celular de Kim Jong-un, assim como quase os outros assuntos que cercam o ditador da Coreia do Norte. A principal suposição é a de que ele tenha um smartphone fabricado pela companhia taiuanesa HTC, já que foi fotografado em uma reunião de segurança nacional, em janeiro de 2013, com um aparelho que parece ser da fabricante.
Continua depois da publicidade
Ele seria então um dos 2 milhões de usuários de celulares entre os 25 milhões de habitantes da Coreia do Norte. Na Coreia do Norte o uso de celulares é um privilégio e está limitado a autoridades e suas famílias, apenas para os residentes ricos da capital Pyongyang, além de comerciantes e empresários que têm laços com a China.