FOTOS: Conheça os catarinenses que vão disputar prêmio nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Seis profissionais da área da pesquisa e da comunicação foram selecionados durante a etapa estadual. Premiação da fase nacional ocorrerá em março de 2024
Troféus da etapa estadual do prêmio (Foto: Caroline Costa, Fapesc, Divulgação)
Cinco pesquisadores e um profissional de comunicação vão representar Santa Catarina na Etapa Nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professora Johanna Döbereiner – Edição 2023. Os representantes de SC foram divulgados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Os profissionais selecionados na etapa estadual foram inscritos por Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs).
O Prêmio Confap é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que congrega as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o Brasil. A etapa estadual da premiação é organizada pela FAP de cada estado. Os selecionados em cada categoria representam o estado na etapa nacional.
Esta é a 3ª edição do Prêmio Confap de CTI, que tem como objetivo selecionar pesquisadores com trabalhos que contribuam para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e profissionais da área de comunicação que atuem na divulgação da CTI. O resultado dos finalistas sai até 16 de fevereiro de 2024 e a cerimônia de premiação está prevista para ocorrer em março do próximo ano.
Conheça os selecionados para representar SC na final do 3º Prêmio Confap:
Graduado em Química Orgânica, mestre e doutor em Química (todos pela UFSC), Valdir Cechinel Filho é reitor da Univali, professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e desenvolve pesquisas nacionais e internacionais. Ele concorre na categoria “Pesquisador Destaque”, subcategoria “Ciências da Vida” (Foto: Arquivo Pessoal)
Com graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá, Regina de Fatima Peralta Muniz Moreira é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC. Ela concorre na categoria “Pesquisador Destaque”, subcategoria “Ciências Exatas” (Foto: Arquivo Pessoal)
Graduado em Economia pela Universidade Autônoma de Lisboa Luís de Camões, José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Ele concorre na categoria “Pesquisador Destaque”, subcategoria “Ciências Humanas” (Foto: Arquivo Pessoal)
Oscar Rubem Klegues Montedo possui graduação em Química Industrial, em Engenharia Química e em Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade do Sul de SC. Ele concorre na categoria “Pesquisador Inovador”, subcategoria “Inovação para o Setor Empresarial” (Foto: Arquivo Pessoal)
Francisco Antonio dos Anjos é graduado em Geografia pela Univali, com especialização em Geografia e Meio Ambiente e em Turismo e Hotelaria na mesma universidade. Ele concorre na categoria “Pesquisador Inovador”, subcategoria “Inovação para o Setor Público” (Foto: Arquivo Pessoal)
Graduada em Jornalismo e especialista em Estudos de Jornalismo (ambos pela UFSC), Cínthia Andruchak Freitas atua há 15 anos na comunicação da Epagri, colaborando com a divulgação científica e incentivando o desenvolvimento sustentável dos meios rural e pesqueiro de Santa Catarina. Ela concorre na categoria “Profissional de Comunicação” (Foto: Arquivo Pessoal)