Com 45.568 eleitores em uma população estimada em 66 mil pessoas, o pleito em Biguaçu será marcado pela disputa à reeleição do atual prefeito, Ramon Wollinger (PSD), contra os candidatos Vilmar Astrogildo Tuta de Souza, o Tuta (PMDB), ex-prefeito do município entre 2001 e 2008, e Auri Arnaldo Bitencourt da Rosa, o Auri (PSOL), que nunca chegou a exercer cargo eletivo.
Continua depois da publicidade
Para os leitores da Hora em Biguaçu, a principal preocupação é com a segurança pública. Eles relatam frequentes assaltos ao comércio. Todos os candidatos apresentaram propostas específicas para a área, na tentativa de solucionar problemas comuns aos municípios da Grande Florianópolis, como a falta de efetivo policial.
Auri, 45 anos, afirma que se eleito vai estudar a viabilidade de implantar no município uma Guarda Municipal, assim como ações colaborativas, como o programa Vizinho Solidário, mecanismo em que comunidade e Polícia Militar (PM) criam um canal de comunicação para prevenir a criminalidade nos bairros.
— Nesta perspectiva, incluem-se propostas como ações coordenadas entre as polícias Civil e Militar, para que atuem mais próximas à população, com respeito aos direitos humanos, a garantia de direito a causas coletivas populares, o acesso à Justiça e a mecanismos de reinserção social — aponta Auri.
Ramon, 39 anos, que assumiu o cargo em dezembro de 2014 após a renúncia do então prefeito Castelo Deschamps, promete instalar mais de cem câmeras de monitoramento eletrônico para garantir mais segurança nas ruas.
Continua depois da publicidade
— Segurança é essencial para qualquer cidade. Para tornar nossas ruas mais seguras vamos aumentar a área de monitoramento eletrônico, assim como o contínuo melhoramento da iluminação pública em todos os bairros — expõe Ramon.
Já Tuta, 55 anos, diz que integrará a atual Secretaria de Trânsito para a pasta expandir e cuidar da “segurança pública” na cidade. Promete investir em vigilância eletrônica em busca da “maior abrangência territorial possível” e aprofundar os estudos “para implantar a Guarda Municipal”.
— Vamos reavaliar nossos convênios com o Estado, buscando ampliar a participação da Polícia Militar e Civil em nosso município. Vamos incentivar as parcerias para o fortalecimento dos programas Proerd, Droga Zero, Conseg e Rede de Vizinhos, que são tão importantes na prevenção — lista.
Perfil de cada um

Nome: Auri Arnaldo Bitencourt da Rosa
Vice: Miriam de Cássia do Carmo Mascarenhas Mattos
Número: 50
Coligação: PSOL
Formação: Professor do ensino médio, com ensino superior completo
Cargo público exercido: Cargo eletivo, não. Além de ser professor com atuação também na rede pública há 17 anos, já ocupou cargo comissionado na Secretaria de Saúde de Biguaçu e já foi assessor parlamentar.
Continua depois da publicidade
As cinco principais bandeiras
1) Gestão participativa e democrática;
2) Revisão do Plano Diretor de Biguaçu;
3) Necessidade de uma evolução nas políticas de educação, esporte e cultura;
4) Promoção da vida saudável e da assistência social, com políticas públicas voltadas à prevenção e não centradas no combate à doença;
5) Associação da segurança pública e do desenvolvimento econômico local com a promoção da cidadania.

Nome: Ramon Wollinger
Vice: Vilson Norberto Alves
Número: 55
Coligação: Biguaçu de Todos Nós (PP/DEM/PSC/PSD/PSB/PR/PV)
Formação: Prefeito, com ensino superior completo
Cargos públicos exercido: Eleito vereador em 2000. Em 2004, foi reeleito. Por duas vezes, foi vice-prefeito. Assumiu a prefeitura em 2014 com o afastamento do Castelo por motivos de saúde.
As cinco principais bandeiras
1) Construção de cinco novas creches, oferecendo mais de mil novas vagas;
2) Construção de um Centro Multiuso;
3) Concluir a entrega de 320 ruas pavimentadas, pavimentar todas as ruas do perímetro urbano da cidade;
Continua depois da publicidade
4) Criar o transporte circular com tarifa social (R$ 2) bem como a integração das linhas intermunicipais da região metropolitana;
5) Melhorar a iluminação pública e instalar mais de 100 câmeras de videomonitoramento.

Nome: Vilmar Astrogildo Tuta de Souza
Vice: André Clementino
Número: 15
Coligação: Biguaçu pode mais (PMDB/PSDB/PPS/PDT/PTB/PRB/PTN/SD/PT)
Formação: Servidor público aposentado
Cargo público exercido: Eleito vereador em 1992, ficou no cargo até 2000. De 2001 a 2004, foi prefeito e se reelegeu para o mandato 2005 a 2008. De 2009 a 2012, voltou à Câmara de Vereadores.
As cinco principais bandeiras
1) Garantir o funcionamento do hospital Helmut Nass em sua totalidade e criar o Pronto Atendimento Infantil;
2) Criar a creche em período integral;
3) Aderir ao Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus);
4) Implantação do saneamento básico em todas as regiões da cidade;
5) Reimplantar um programa de coleta seletiva de lixo reciclável e desenvolver projeto de coleta de lixo eletrônico, de medicamentos e lixo pesado.
Continua depois da publicidade