A eleição para deputado estadual e federal promete ser concorrida no Vale do Itapocu. Até agora, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) registrou as candidaturas de 15 nomes, sendo 13 para deputado estadual e dois para federal. A maioria é conhecida dos eleitores, mas há rostos novos que concorrem um cargo político pela primeira vez.

Continua depois da publicidade

O prazo para os partidos fazerem o registro dos candidatos encerrou-se no último sábado. Agora, no dia 12 de julho, encerra-se o prazo para os candidatos escolhidos nas convenções requererem os registros no TRE e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido. Por isso, novos nomes ainda podem entrar na disputa.

Para o professor do curso de direito da Católica de SC, Jeison Heiler, o Vale do Itapocu tem condições de eleger no máximo dois candidatos a deputado estadual. Conforme ele, o candidato precisa somar pelo menos 15 mil votos na região para pleitear uma das vagas.

– Dentro do processo democrático, é natural os partidos políticos lançarem vários candidatos para divulgarem seus projetos e ideias. Cabe ao eleitor avaliar quais candidaturas são viáveis – ressalta.

Heiler orienta o eleitor a informar-se sobre o histórico e biografia do candidato, resultados de eleições passadas e o quociente partidário – cálculo que indica quantos candidatos do partido ou da coligação podem se eleger.

Continua depois da publicidade