Uma pele com mais firmeza, contorno mais definido, e com textura e brilho na medida certa são os maiores desejos da maioria das mulheres e homens. Para nos ajudar a alcançar a tão sonhada juventude eterna foram desenvolvidos os chamados bioestimuladores.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
Quem vai esclarecer as dúvidas sobre os bioestimuladores é a farmacêutica especialista em estética Juliana Almeida.
Segundo ela, os bioestimuladores são ativos que estimulam a produção de colágeno e promovem um efeito rejuvenescedor, com resultado natural e progressivo. Os mais utilizados são a hidroxiapatita de cálcio, o ácido polilático e a policaprolactona, mais conhecidos pelos nomes comerciais: Radiesse, Sculptra e Ellansé.
Eles atuam provocando uma leve reação inflamatória na derme, uma camada mais profunda da pele, fazendo com que os nossos fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno) sejam ativados e produzam novas fibras que dão sustentação à pele. Os mesmos agem também como preenchedores, como é o caso do Ellansé e do Radiesse, que, dependendo da concentração e do número de sessões, dão volume à área tratada. Assim eles podem, em alguns casos, substituir os preenchedores clássicos no lugar do famoso ácido hialurônico.
Continua depois da publicidade
Já outros como o sculptra são bastante utilizado para a flacidez corporal, para dar aquele up no bumbum. Em todo o mundo ele tem sido a primeira escolha para a flacidez de braços, interno de coxa, abdômen e para empinar o bumbum.
> O que causa as espinhas internas e qual a melhor maneira de eliminá-las
A aplicação é tranquila e semelhante a de preenchedores de ácido hialurônico. Considerados minimamente invasivos, o produto é diluído horas antes do procedimento e distribuído em alguns pontos estratégicos da face com uma microcânula bem fina, para minimizar a probabilidade de equimoses (roxinhos) e edemas (inchaços), explica a farmacêutica Juliana Almeida.
Pelo fabricante são recomendados três sessões com intervalos mensais. Assim o estímulo do colágeno acontecerá por até 25 meses após as aplicações, servindo como uma poupança de colágeno, para um envelhecimento muito melhor da pele.
É recomendado não fazer esforço físico nas 24 horas seguintes à aplicação, já que a área fica sensível e dolorida. O melhor é evitar também piscina e sauna, que trazem risco de contaminação.
Continua depois da publicidade
> Cirurgia plástica nas pálpebras: o que você precisa saber
Quais são os tipos de bioestimuladores
Radiesse
Além do efeito de preenchimento imediato, a hidroxiapatita de cálcio estimula a produção natural de colágeno e age na recuperação, firmeza e elasticidade da pele. Indicado para amenizar rugas e marcas de expressão moderadas e graves no rosto. Nas mãos, trata a perda de volume disfarçando os tendões e minimizando a flacidez da pele. Recomendado também para pescoço, colo, interno de braço e joelhos – é especialmente benéfico para melhorar o aspecto “craquelado” desta área. Pode ser associado com outros tratamentos da estética avançada também para melhor contorno do rosto, papada, pescoço e braço, e reforça o combate à flacidez. Pode provocar hematomas.

Sculptra
Ao estimular o colágeno, o ácido polilático melhora o contorno facial e corporal e atenua sulcos, rugas e marcas de expressão. Não é um preenchedor, mas pode resultar em um leve volume, mais natural. No rosto, é indicado para áreas de pouca mobilidade (têmpora, na região das orelhas) para dar sustentação, e contraindicado na região dos olhos e boca. No corpo, trata celulite e flacidez dos braços, coxas, glúteos e abdômen. O paciente deve fazer massagens depois da aplicação para evitar micronódulos. Tem ótimos resultados contra a flacidez.
> Dicas de cuidados com a pele durante o inverno
Ellansé
Melhora a textura da pele, deixando-a firme, sedosa e com aparência saudável. Além disso, a policaprolactona ajuda a recuperar o volume perdido devido à diminuição natural da gordura do rosto (com exceção dos lábios e pálpebras, onde não deve ser aplicada). Assim, é especialmente indicada para peles mais maduras ou de quem passou por processo de emagrecimento severo. Serve também para aplicações ósseas criando pontos de sustentação. Pode dar 20% a 30% mais volume do que o gel de ácido hialurônico, por isso, é necessário cuidado na aplicação. Não vem com anestésico, o que deixa a aplicação mais desconfortável e é possível que surjam hematomas.
* Por Lidiane Amaral